A Educação Especial e seus impactos na experiência do Estágio Obrigatório Curricular

  • Christie Akemi Mariano Sakamoto UEL
Palavras-chave: observação, inclusão, educação especial, escolas brasileiras

Resumo

O presente trabalho foi estruturado com base na experiência em sala vivida durante a regência obrigatória da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Fundamental: Orientação e Prática, do curso de Letras Vernáculas da Universidade Estadual de Londrina. O estágio foi realizado em duas turmas do 7° ano, no período vespertino. O objetivo deste artigo é analisar os aspectos relacionados à seleção de conteúdos e materiais para os anos iniciais da educação básica com a presença de alunos da Educação Especial, sua relação com o ambiente escolar, com os colegas de sala e seus professores acompanhantes. O aprofundamento teórico relacionado à Educação Especial no Brasil foi constituído pelas autoras Maria Teresa Eglér Mantoan (2002), Mônica de Carvalho Magalhães Kassar (2011), Glat e Fernandes (2005) e Rosalba Maria Cardoso Garcia (2013). Como conclusão, foi possível adquirir conhecimentos práticos acerca do ambiente escolar público, seus desafios e diferentes cenários, além de promover o contato com a realidade dos professores e alunos pertencentes ao âmbito da educação especial e sua inclusão nas escolas brasileiras.

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Referências

ESPECIAL, Educação. Manual de apoio à prática. Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2008.
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 18, p. 101-119, 2013.
GLAT, Rosana; FERNANDES, Edicléa Mascarenhas. Da educação segregada à educação inclusiva: uma breve reflexão sobre os paradigmas educacionais no contexto da educação especial brasileira. Revista Inclusão, v. 1, n. 1, p. 35-39, 2005.
KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Percursos da constituição de uma política brasileira de educação especial inclusiva. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 17, p. 41-58, 2011.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. A educação especial no Brasil: da exclusão à inclusão escolar. Universidade Estadual de Campinas. Unicamp, v. 25, 2002.
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Publicado
2023-11-03