Ensino de língua portuguesa e educação inclusiva no ensino fundamental II: desafios e barreiras

  • Isadora Zurlo Nogueira UEL
Palavras-chave: inclusão, língua portuguesa, interação

Resumo

Partindo da noção de Educação Inclusiva enquanto a garantia de acesso, permanência e condições de aprendizagem a todos, entende-se o processo de inclusão de pessoas com deficiência e distúrbios de aprendizagem na rede comum de ensino como uma necessidade urgente para a valorização da diversidade humana e para a superação de preconceitos (CARVALHO, 2005). Nessa perspectiva, este artigo busca expor e discutir os desafios enfrentados por professores de Língua Portuguesa do 6° e 7° anos no trabalho com turmas numerosas e que apresentam uma quantidade significativa de laudos do Transtorno do Espectro Autista, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Dislexia. Além disso, a pesquisa pretende contribuir com propostas de enfrentamento às dificuldades no ensino de língua portuguesa nesses casos, a partir de uma concepção interacionista da linguagem (ANTUNES, 2014).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, Irandé. Linguagem como interação social: língua, gramática e ensino. In: Gramática contextualizada. São Paulo: Parábola, 2014. p. 15-29.
BRASIL. Ministério da Educação. Política pública de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, 2008.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
CARVALHO, Rosita. Diversidade como paradigma de ação pedagógica na educação infantil e séries iniciais. Revista da Educação Especial, p. 29-34, 2005.
REIS, Elisa; VICENTE, Eulália; BONINSENHA, Swetlana; TELAU, Roberto. Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): o olhar atento do professor a suas práticas pedagógicas. Castelo Branco Científica. 2017, n° 12 p.19-38. Disponível em: http://www.castelobrancocientifica.com.br/img.content/artigos/artigo158.pdf. Acesso em: 15, out. 2018.
RODRIGUES, David. Inclusão e Educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.
SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e especificidade da educação. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 286-293, jun. 2015.
VIEIRA, Neuza Maria; BALDIN, Sandra Rosa. Diagnóstico e intervenção de indivíduos com transtorno do espectro autista. X ENFOPE/ 11 FOPIE, GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade, 2017.
VYGOTSKY, L.S.A. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Publicado
2023-11-04