Ensino de língua portuguesa e educação inclusiva no ensino fundamental II: desafios e barreiras
Resumo
Partindo da noção de Educação Inclusiva enquanto a garantia de acesso, permanência e condições de aprendizagem a todos, entende-se o processo de inclusão de pessoas com deficiência e distúrbios de aprendizagem na rede comum de ensino como uma necessidade urgente para a valorização da diversidade humana e para a superação de preconceitos (CARVALHO, 2005). Nessa perspectiva, este artigo busca expor e discutir os desafios enfrentados por professores de Língua Portuguesa do 6° e 7° anos no trabalho com turmas numerosas e que apresentam uma quantidade significativa de laudos do Transtorno do Espectro Autista, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Dislexia. Além disso, a pesquisa pretende contribuir com propostas de enfrentamento às dificuldades no ensino de língua portuguesa nesses casos, a partir de uma concepção interacionista da linguagem (ANTUNES, 2014).
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Referências
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