Anúncio publicitário no ensino fundamental: uma leitura crítica sobre os elementos persuasivos presentes no gênero

  • Kawane Isabely Pereira UEL
  • Letícia Palazzio UEL
Palavras-chave: anúncio publicitário, ensino-aprendizagem, estágio

Resumo

Este artigo apresenta as metodologias e os resultados de uma proposta de ensino-aprendizagem envolvendo leitura, escrita e oralidade diante do gênero anúncio publicitário para os alunos do ensino fundamental, 7º ano, com o objetivo de desenvolver cidadãos críticos, reflexivos e criativos, por meio da prática gramatical, intertextual e discursiva. De forma geral, discutimos o tema e os recursos verbais e não verbais juntamente com exemplos de anúncios inseridos no mundo dos alunos, assim como trouxemos uma crítica por meio de uma música da Pitty, trabalhando a intenção do sistema comercial diante dos elementos persuasivos, além de relembrar os verbos imperativos e as suas funções. Por fim, propusemos um trabalho em grupo para que se colocasse em prática todo o conteúdo trabalhado. As contribuições teóricas de Antunes (2007), Freire (2007), Cristóvão (2004), bem como a própria BNCC (2018), entre outros, serão fundamentais para o encaminhamento didático do trabalho com o gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola, 2007.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo, Martins Fontes, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, 1997.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Brasília, 1997.
CRISTOVÃO, Vera L. L.; NASCIMENTO, Elvira L. Modelos didáticos de gêneros: questões teóricas e aplicadas. In:______ (Org.). Gêneros textuais: teoria e prática. Londrina: Moriá, 2004, p. 18-29.
FAIRCLOUCH, N. Discurso e mudança social. Coord., trad., revisão e pref. à ed. bras. de Izabel Magalhães. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007. (Coleção Leitura)
FREIRE, P.; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 11 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
GRAFITE estimula alunos e incentiva convivência entre escolas e comunidade. Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Educação, 2014. Disponível em: . Acesso em: 14 jun. 2022.
MARSIGLIA, A. C. G. et al. A Base Nacional Comum Curricular: um novo episódio de esvaziamento da escola no Brasil. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 1, p. 107-121, abr. 2017.
Publicado
2023-11-04