https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/issue/feedESTAGIAR - Encontro do Estágio de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa2024-11-15T09:45:21-03:00Coordenação do Estágio de Letras-Portuguêsestagio.letrasportugues@uel.brOpen Journal Systems<p>Os objetivos do ESTAGIAR são: discutir sobre as práticas de estágio de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa; divulgar metodologias no âmbito do ensino-aprendizagem de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa; desenvolver um olhar crítico do estagiário de Letras-Português em relação à sua prática docente e ao papel da escola e; fortalecer os laços com a área de Língua Portuguesa do NRE-Londrina e os campos de estágio. </p> <p><strong>ISSN: 2594-5262</strong></p>https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4488Expediente2024-11-15T09:44:39-03:00Coordenação do Estágio de Letras-Portuguêsestagio.letrasportugues@uel.br<p>Informações do evento e da publicação.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4480Programação2024-11-15T09:44:40-03:00Coordenação do Estágio de Letras-Portuguêsestagio.letrasportugues@uel.br<p>Programação do evento</p>2024-10-30T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4486Apresentação2024-11-15T09:44:40-03:00Cristina Valéria Bulhões Simoncristinasimon@uel.br<p>Apresentação do evento.</p>2024-10-30T18:04:01-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4573Versão completa dos Anais2024-11-15T09:44:41-03:00Coordenação do Estágio de Letras-Portuguêsestagio.letrasportugues@uel.br<p>Versão completa dos Anais.</p>2024-11-03T18:09:02-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4489Programa das escolas cívico-militares no Paraná: um debate necessário2024-11-15T09:44:41-03:00Claudia de Faria Barbetaclaudiabarbeta@uel.br<p>A partir de uma pesquisa bibliográfica de textos que tratam do modelo cívico-militar nas escolas públicas, o artigo analisa os impactos da implementação do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM) no Paraná, contrastando-o com os princípios pedagógicos de Paulo Freire. O trabalho destaca a divergência entre a filosofia educacional cívico-militar, que enfatiza disciplina e homogeneização, e a abordagem freireana, que promove a emancipação e a consciência crítica. O estudo contextualiza o PECIM dentro das políticas do governo Bolsonaro, apontando a tentativa de controle ideológico e a transformação da educação em um instrumento conservador. A crítica ao modelo cívico-militar inclui a discussão sobre a seleção de conteúdos curriculares, a autonomia docente e a formação de uma consciência crítica nos alunos. Os artigos lidos para este trabalho apontam que a militarização das escolas representa um retrocesso nos princípios democráticos e inclusivos da educação pública brasileira, reforçando a necessidade de uma resistência política e pedagógica robusta.</p>2024-10-31T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4491Escolas cívico-militares no Paraná: um modelo em debate2024-11-15T09:44:46-03:00Mariléia Cardoso de Mirandamarileia.miranda@escola.pr.gov.br<p>O presente trabalho foi estruturado com base na experiência vivida no Colégio Cívico-Militar Monsenhor Josemaría Escrivá, Londrina-PR, frente à implementação do Programa das Escolas Cívico-Militares no Paraná na referida instituição de ensino. O objetivo desse artigo é analisar os aspectos positivos e negativos referentes a esse programa que visa sua implementação em regiões com grande vulnerabilidade social e violência, priorizando um ensino de qualidade que prepara os alunos para a vida em sociedade, valorizando a autonomia, a empatia, o respeito, a disciplina, a hierarquia e o patriotismo, sem impacto pedagógico, ou seja, os docentes que atuam nessas instituições não sofrem interferência militar, assim, não ocupam o lugar dos profissionais de educação. Porém, muitas promessas feitas aos pais e responsáveis de crianças e jovens que estudam nessas instituições, não foram cumpridas.</p>2024-10-31T10:55:16-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4493Competências socioemocionais no livro didático de Língua Portuguesa2024-11-15T09:44:47-03:00Alessandra Tosti da Silvaalessandra.tostidasilva@gmail.com<p>A Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) traz, em seu bojo, dez competências socioemocionais que deveriam ser contempladas nos currículos das escolas e nos livros didáticos de ensino básico até 2020. Este trabalho propôs o desenvolvimento de uma pesquisa qualitativa-interpretativa para analisar as propostas de leitura textual apresentadas no livro didático “Português Linguagens”, dos autores William Cereja e Carolina Dias Vianna. O intuito foi de verificar até que ponto o espaço de ensino aprendizagem de língua portuguesa favorecia o desenvolvimento de habilidades socioemocionais ao estudante, nos anos finais, do ensino fundamental. Verificou-se que, no livro consultado, as propostas apresentavam gêneros discursivos distintos e temas variados, mas nem sempre as discussões contemplavam o trabalho com competências socioemocionais, uma vez que essa era uma opção exclusiva do professor, ele quem decidia inserir ou não questões nas discussões com seus alunos que permitiam desenvolver neles suas competências socioemocionais ou não.</p>2024-11-03T13:56:59-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4494A literatura como humanização nas práticas da Residência Pedagógica2024-11-15T09:44:49-03:00Ana Julia B. Jabur Franciscatteajuliajabur.franciscatte@uel.brAna Renata Ortega de Moraesana.renata.ortega@uel.br<p>Este trabalho reflete sobre a importância da literatura na formação humana em contexto educacional. A experiência foi realizada durante o programa de Residência Pedagógica em 2023 pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), focando em aulas de crônica para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II. O objetivo foi cultivar a humanidade, ampliar a visão de mundo e promover o pensamento crítico dos alunos, utilizando abordagens pedagógicas como metodologias ativas de ensino, teoria da aprendizagem significativa e conceitos bakhtinianos. Os resultados destacam a participação dos alunos, o desenvolvimento de habilidades de escrita e leitura do gênero crônica, e a importância de uma educação humanizada.</p>2024-11-03T13:58:20-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4495Oralidade: interesse e/ou desinteresse nas aulas?2024-11-15T09:44:50-03:00Bruno Fernando da Silva Cubasbruno.fernando0@uel.br<p>O presente artigo tem como principal objetivo discorrer sobre a importância da oralidade nas aulas de Língua Portuguesa, analisando fatores que influenciam o engajamento dos alunos e, com isso, impactam o processo de ensino e aprendizagem da língua materna. Fundamentado principalmente nos estudos de Nonato (2018), Azevedo; Galvão (2015) e Magalhães; Carvalho (2018), este texto foi construído durante nossas observações de estágio curricular obrigatório de ensino fundamental II em escola estadual de Londrina-PR. Procurou-se explorar as dinâmicas envolvidas no interesse e/ou desinteresse dos alunos nas aulas que desenvolvem aspectos da oralidade, oferecendo percepções para compreender melhor essa abordagem de ensino e discutir estratégias pedagógicas mais eficazes nos diferentes campos da linguagem.</p>2024-11-03T13:59:12-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4496Educação inclusiva: os desafios da prática docente para alunos com TOD2024-11-15T09:44:51-03:00Clara Galdiniclaragaldini.est@gmail.com<p>O artigo tem como objetivo apresentar as experiências vivenciadas no Estágio Obrigatório do curso de Licenciatura em Letras-Português da Universidade Estadual de Londrina, relatando as observações e regências realizadas e enfatizando as análises críticas em relação à falta de atenção por parte dos docentes no que diz respeito à inclusão de alunos NEE (Necessidades Educativas Especiais) nas atividades em sala de aula. A experiência foi realizada nas turmas de Ensino Médio de um Colégio Estadual Cívico-Militar localizado na cidade de Ibiporã-PR, acompanhando as disciplinas de Língua Portuguesa e Oratória. A presença de um aluno com TOD (Transtorno Opositor Desafiador) e a ausência de informação e atualização sobre mecanismos didáticos de inclusão pelos professores, que causam sua exclusão nas atividades em sala, inspiraram a urgente discussão tema deste estudo.</p>2024-11-03T14:00:07-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4497Práticas de multiletramentos para educação ambiental: desafios e possibilidades na formação do professor de Língua Portuguesa2024-11-15T09:44:52-03:00Claudia de Faria Barbetaclaudiabarbeta@uel.brCláudia Lopes Nascimentocln_saito@uel.br<p>Este trabalho diz respeito a um projeto cadastrado na Divisão de Projetos de Extensão, da Universidade Estadual de Londrina, em 2024, intitulado “Educ-Ação Ambiental e multiletramentos: transversalidade da educação ambiental no ensino básico”, que leva em conta a transversalidade da temática ambiental no ensino superior e básico, com a participação de professores e alunos, de diferentes departamentos e áreas da instituição, com o intuito de contribuir com a formação de professores, pedagogos e equipe gestora das escolas da rede pública estadual de Londrina, quanto a práticas pedagógicas de multiletramentos que levem os alunos a ações de Responsabilidade Socioambiental urbana. Como ponto de partida as propostas das Políticas Públicas de Educação Ambiental (PNEA; PRONEA), as prescrições apresentadas nos Parâmetros Curriculares para Educação Ambiental (Brasil, 1997), da BNCC (Brasil, 2018) e da concepção de multiletramentos (Rojo; Moura 2012), no referido projeto, docentes e discentes das licenciaturas em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Letras Português e Computação se organizam em leituras, discussões e elaboração de atividades para a organização de um evento anual de encontros formativos em parceria com o NRE/Londrina/PR. Neste artigo, serão apresentadas a base teórica que respalda o projeto e as atividades a serem desenvolvidas no decorrer dos 36 meses de duração do mesmo.</p>2024-11-03T14:01:04-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4498Nas entrelinhas do ensino: novas abordagens para o trabalho com a língua portuguesa2024-11-15T09:44:53-03:00Débora Vitória Palhano de Mouradeborapalhano9@gmail.com<p>Este trabalho diz respeito a um projeto cadastrado na Divisão de Projetos de Extensão, da Universidade Estadual de Londrina, em 2024, intitulado “Educ-Ação Ambiental e multiletramentos: transversalidade da educação ambiental no ensino básico”, que leva em conta a transversalidade da temática ambiental no ensino superior e básico, com a participação de professores e alunos, de diferentes departamentos e áreas da instituição, com o intuito de contribuir com a formação de professores, pedagogos e equipe gestora das escolas da rede pública estadual de Londrina, quanto a práticas pedagógicas de multiletramentos que levem os alunos a ações de Responsabilidade Socioambiental urbana. Como ponto de partida as propostas das Políticas Públicas de Educação Ambiental (PNEA; PRONEA), as prescrições apresentadas nos Parâmetros Curriculares para Educação Ambiental (Brasil, 1997), da BNCC (Brasil, 2018) e da concepção de multiletramentos (Rojo; Moura 2012), no referido projeto, docentes e discentes das licenciaturas em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Letras Português e Computação se organizam em leituras, discussões e elaboração de atividades para a organização de um evento anual de encontros formativos em parceria com o NRE/Londrina/PR. Neste artigo, serão apresentadas a base teórica que respalda o projeto e as atividades a serem desenvolvidas no decorrer dos 36 meses de duração do mesmo.</p>2024-11-03T00:00:00-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4548Transformação digital na educação paranaense: explorando o uso das plataformas educacionais nas salas de aula2024-11-15T09:44:54-03:00Giovana Sanches Garcia Borgesgiovana.sanches@uel.br<p>O estágio obrigatório é uma ferramenta extremamente importante no componente curricular do futuro docente, pois permite ao graduando fazer uma conexão entre teoria e prática. O presente trabalho busca analisar as seguintes plataformas digitais: Redação Paraná e Leia Paraná. O advento das plataformas educacionais trouxe para a educação paranaense uma dualidade em seu ensino. A Redação Paraná traz textos de apoio que, ao mesmo tempo em que ajudam o professor, tiram seu poder de escolha. O mesmo ocorre com o uso do Leia Paraná, onde os livros sugeridos não foram escolhidos pelos professores ou alunos da rede pública. As plataformas citadas foram observadas em salas de aula do Ensino Médio durante a experiência no Programa de Residência Pedagógica em um colégio estadual da região central da cidade de Londrina, no Paraná. Como resultado deste trabalho, pretende-se refletir sobre os benefícios e malefícios do uso dessas plataformas enfrentadas pelos futuros docentes das escolas públicas.</p>2024-11-03T16:47:14-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4550Educação e Literatura como facilitadores do processo sublimatório2024-11-15T09:44:57-03:00Guilherme Gabriel Trevizanguilherme.trevizan@uel.br<p>A partir de uma aula sobre o poema I-Juca-Pirama, do interesse dos alunos pelo enredo, sua comoção, e sua vontade manifesta de elaborar um novo final para a narrativa, temos inspiração para pensar o conceito freudiano de sublimação como um dos destinos da pulsão. Esta é a força interna que move o homem rumo aos objetos de seu desejo e tem quatro possíveis destinos: recalque, retorno para a pessoa, inversão em relação ao objeto, e sublimação (o mais otimista). A sublimação está presente em diversas produções intelectuais e artísticas e no consumo dessas produções. O que determina se um sujeito está sublimando ao consumir uma obra é bastante singular e até controverso. Mas o impulso para a produção, como o dos alunos, de propor novos desfechos para a história, se mostra como fator de evidência para que se considere um processo sublimatório.</p>2024-11-03T16:48:03-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4551Reflexões sobre o processo educacional enquanto atravessado por processos inconscientes2024-11-15T09:44:58-03:00Guilherme Gabriel Trevizanguilherme.trevizan@uel.br<p>O trabalho foi inspirado pela experiência no programa de residência pedagógica na disciplina de português em uma turma de segundo ano. Com o objetivo de estabelecer relações teóricas entre psicanálise e docência, traz conceitos pertinentes aos processos inconscientes e algumas de suas consequências no processo educativo. Parte-se do educar como tarefa impossível e sua relação com a impossibilidade do fazer desejar. A inclusão dos saberes psicanalíticos leva necessariamente a uma implicação subjetiva dos responsáveis pelo processo educacional. A impossibilidade do educar não significa que os envolvidos sejam impotentes para atuar na área. Entretanto, considerar o inconsciente freudiano leva a consequências em que o sujeito precisa colocar algo de si para a realização das atividades, leva à implicação subjetiva.</p>2024-11-03T16:48:45-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4552Uma abordagem afetiva: a influência da relação aluno-professor no ensino-aprendizagem2024-11-15T09:44:59-03:00Hanely Ramos Silvahanely.ramossil@uel.br<p>Este artigo tem por intuito registrar observações pessoais realizadas durante o estágio em um Colégio Estadual da rede de ensino de Londrina. Durante esse período a relação de afeto e respeito mútuo entre estagiária e discentes foi o principal divisor de águas no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, vamos trazer à luz a importância da ressignificação, já mencionada por inúmeros estudos, sobre o papel do professor como mediador, como Paulo Freire (1996) e Vygotsky (1987), do ensino colaborativo e do diálogo constantemente aberto entre a comunidade escolar e o efeito do afeto, pela perspectiva de Freud (1895), nessa construção. É de suma importância abrir o debate sobre as relações interpessoais entre os sujeitos que constituem uma sala de aula, levando em consideração a influência que essas relações possuem na independência e autonomia dos alunos na construção de conhecimento.</p>2024-11-03T16:49:35-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4553Experiência no ensino médio em educação integral: vantagens e desvantagens2024-11-15T09:45:00-03:00Isabel Ourique Sant’Annaisabel.ourique@uel.brIvonete Julian Aparecidoivonete.julian@uel.br<p>O presente artigo relata a experiência do estágio realizado nas aulas de Língua Portuguesa de duas turmas do segundo ano do Ensino Médio em período integral, em uma escola estadual localizada na região central de Londrina. Esta experiência permitiu a análise das vantagens e desvantagens da educação em tempo integral, destacando também a importância do estágio para os alunos do curso de Letras Português. O objetivo é oferecer uma visão mais abrangente e equilibrada sobre essa temática, proporcionando insights valiosos para educadores, pais e alunos. Esta oportunidade proporcionou a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na universidade, com ênfase nos benefícios profissionais gerados para os futuros professores. O texto abordará as vantagens da educação em período integral, destacando como a permanência prolongada do aluno na escola pode propiciar um aprendizado mais enriquecedor. Além disso, serão discutidas as desvantagens, considerando os possíveis efeitos negativos na qualidade de vida dos estudantes. Serão destacados alguns aspectos levantados por meio de um questionário aplicado aos alunos sobre essa temática. Também serão abordados os desafios associados à implementação desse modelo de educação.</p>2024-11-03T16:50:33-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4556O ensino da gramática a partir de fragmentos literários descontextualizados2024-11-15T09:45:01-03:00Isadora Maria Ruffo Nogueiraisadora.maria.ruffo@uel.br<p>Este estudo analisa a prática tradicional do ensino de gramática baseada em fragmentos literários descontextualizados. A pesquisa foi conduzida a partir da experiência do estágio obrigatório realizado em uma turma de sexto ano do ensino fundamental II, em uma escola da rede pública estadual. Este artigo destaca como essa abordagem pode limitar a compreensão e o desenvolvimento dos alunos. Fundamentando-se nas pesquisas realizadas por Maria Helena de Moura Neves, o estudo enfatiza a necessidade de repensar o ensino da gramática para uma abordagem mais integrada à contextualização da literatura e às considerações da língua em uso, promovendo assim, um desenvolvimento coerente e significativo para a aprendizagem dos alunos.</p>2024-11-03T16:52:41-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4554Sala de aula, contato e aprendizado2024-11-15T09:45:02-03:00João Paulo Skau de Aquinojoao.paulo.skau@uel.br<p>Este relato pretende abordar a experiência vivenciada na Residência Pedagógica, como foi o contato e o relacionamento com os alunos, no que diz respeito a lidar com eles e os comportamentos. Além disso, será apresentado um pouco do que foi desenvolvido em sala de aula, como foi realizado e de que forma os alunos reagiram ao trabalho desenvolvido em classe. Em suma, o relato explorará toda a experiência da Residência Pedagógica, o trabalho com variação realizado e de que maneira uma abordagem respeitosa em sala contribuiu para o aprendizado e um bom relacionamento com a turma.</p>2024-11-03T16:52:02-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4557Ensino da gramática por meio das canções nas aulas de Língua Portuguesa2024-11-15T09:45:06-03:00Juliana Alice de Limajuliana.alice.lima@uel.br<p>O presente artigo tem por objetivo analisar o uso de canções na compreensão dos alunos em relação ao uso da gramática nas aulas de Língua Portuguesa, no ensino Fundamental II (Sétimo Ano). Para isso utilizou-se das regências no período de estágio obrigatório, observou-se resultados positivos em relação à aplicação da prática dessa metodologia enquanto comparada a aplicação do método convencional. Aspira-se o uso de canções de conhecimento dos alunos, para abordar temas como sujeito e predicado, verbo transitivo e intransitivo e classes gramaticais, que foram contempladas durante o período da regência. Utilizou-se canções populares entre os jovens, enquanto um método lúdico com uma intenção objetiva e clara: Lecionar a partir de uma realidade que se aproximem das vivências dos alunos fora de sua vida escolar.</p>2024-11-03T16:54:26-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4558Classicismo no ensino médio: um movimento para renascer o desejo literário nos estudantes2024-11-15T09:45:07-03:00Kawane Isabely Pereirakawane.isabely@uel.brLetícia Palazzioleticia.palazzio@uel.br<p>O trabalho apresenta um relato com as metodologias e os resultados de uma proposta de ensino-aprendizagem envolvendo o período renascentista em Portugal, aplicada aos alunos do 1º ano do Ensino Médio durante o estágio do último ano de graduação em Letras Português. O objetivo foi levar o aluno à reflexão sobre como as artes plásticas e a literatura refletem o espírito de uma época. Para contextualizar o conteúdo, analisamos as pinturas/afrescos de Michelangelo (1511), Botticelli (1484) e Figueiredo (1462), discutindo as principais características que contemplam o período estudado. No que diz respeito à análise literária, utilizamos o Canto V da obra <em>Os Lusíadas </em>de Camões<em>, </em>compreendendo a sua estrutura, os temas evocados e os traços épicos. As contribuições teóricas de Massaud Moisés (1999) foram fundamentais para respaldarmos a nossa transposição didática, bem como as aulas de estágio auxiliaram na escolha da metodologia adotada.</p>2024-11-03T16:55:15-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4561Histórias em quadrinhos no 7º ano: relatos do estágio curricular obrigatório no ensino fundamental2024-11-15T09:45:09-03:00Laura Regina Carneiro Lugãolaura.carneirolugao@uel.br<p>Este artigo tem por objetivo relatar a experiência em sala de aula a partir do estágio obrigatório. O foco é demonstrar as metodologias e resultados de uma proposta de ensino-aprendizagem, a partir do gênero história em quadrinhos (HQs), desenvolvida com os alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública da região central de Londrina. Durante as aulas de regência, foram realizadas a leitura, a apresentação de conceitos básicos sobre o gênero e a produção individual de HQs pelos alunos. Baseado nesta experiência, busca-se levantar hipóteses para entender os motivos da predileção dos alunos pela produção de histórias em quadrinhos em contraste à resistência em relação à leitura. Como embasamento teórico serão usados textos de Ramos (2004) e BNCC (2018).</p>2024-11-03T16:56:15-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4562A metodologia de ensino para além do livro didático: outras abordagens educacionais dentro de sala de aula2024-11-15T09:45:10-03:00Letícia Chokr Rodriguesleticia.chokr.rodrigues@uel.br<p>O material didático é parte do cotidiano escolar, guiando as aulas e auxiliando os professores. Essa relação foi historicamente construída e, em muitos casos, resultou em dependência do docente para com o material didático. No entanto, a pergunta que levou a essa pesquisa surgiu quando a pesquisadora se deparou com a ausência de um material didático condutor: o que acontece quando uma escola não possui um material didático a ser seguido e, portanto, o professor necessita de estratégias metodológicas para encontrar a melhor forma de conduzir a aula? O presente trabalho visa apresentar os resultados do estágio em disciplinas do campo da Língua Portuguesa. Para tal, a discussão é embasada pelo pensamento de Dionísio (2001), Rojo (2003) e Lajolo (1996). Como resultado, busca-se entender as abordagens e dificuldades que as professoras encontram na elaboração das aulas, bem como quais metodologias são aplicáveis a todas as turmas e quais precisam ser adaptadas visando as diferenças.</p>2024-11-03T16:57:47-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4563O gênero teatro em sala de aula: desafios e possibilidades2024-11-15T09:45:12-03:00Lucas Malezan Pedroso Dantaslucas.malezan.pedroso@uel.brMiguel Felipe Pereiramiguel.felipe.pereira@uel.brLiliane Pereirapereiralilianeunespar@gmail.com<p>Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência de Estágio em um colégio estadual de Londrina, nas turmas do 9°A e 9°B. Para isso, serão apresentadas discussões sobre o processo de organização de um teatro. Durante as aulas de regência, com objetivo de proporcionar o desenvolvimento das habilidades de leitura e oralidade, trabalhamos a peça de teatro “O príncipe atrasado: uma paródia teatral de contos de fadas”, de Cassia Leslie e Ricardo Dalai. Nesse sentido, primeiramente, abordamos as características do gênero teatro, em seguida, fizemos a leitura e a análise da peça com os estudantes. Posteriormente, ensaiamos os alunos, neste momento, vários desafios se fizeram presentes, tendo em vista que a escola é pequena e não possui uma estrutura adequada. O desenvolvimento das aulas e a organização do teatro despertou grande interesse por parte dos jovens, o que mostra que mais projetos precisam ser desenvolvidos na escola pública.</p>2024-11-03T16:59:01-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4564Da teoria à prática: uma reflexão sobre a experiência de estágio com cartaz de campanha2024-11-15T09:45:13-03:00Maria das Graças Fonseca Moraesmaria.gracas.fonseca@uel.brFranciela da Silva Zamariamfranciela.zamariam@uel.br<p>Este artigo trata do período de estágio supervisionado ocorrido no âmbito do Programa de Residência Pedagógica, do curso de Letras – Português. Um dos principais objetivos do estágio é preparar os estudantes licenciandos para a docência, proporcionando- lhes a aproximação da teoria à prática, em situações reais de trabalho. Esse processo ocorre por meio do intercâmbio com professores formados e a vivência na realidade da sala de aula. Esse momento é crucial para a formação dos futuros educadores, pois permite que os estudantes das licenciaturas experimentem, aprofundem e apliquem seus conhecimentos teóricos e práticosà realidade “do chão da escola”. Como referencial teórico, para embasar essa reflexão, serão utilizados os autores Belarmino e Souza (2019), Nóvoa (1995), Freire (1991), Geraldi (1984) e Rojo (2009), os quais abordam a importância do estágio supervisionado na formação de futuros professores. O estágio ocorrido em colégio estadual da cidade de Londrina permitiu vivenciar a prática docente e o aprimoramento de habilidades para a prática do magistério.A observação e a regência, com destaque especial à uma das aulas ministradas sobre Cartaz de Campanha, foram fundamentais para promover a reflexão sobre a prática pedagógica e o exercício da docência.</p>2024-11-03T16:59:42-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4565Artigo de opinião: uma análise de produções de alunos do ensino médio de uma escola pública de Londrina2024-11-15T09:45:14-03:00Melissa Gomes de Oliveiramelissa.oliveira@uel.brNathalia Kimberly Prestes Soaresnathalia.kimberly@uel.br<p>Este estudo tem por objetivo investigar a argumentação de alunos de turmas do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Londrina. Além disso, visa averiguar o domínio dos discentes em relação à estrutura do gênero artigo de opinião. Para isso, foram utilizados como aporte teórico os conceitos sobre argumentação de autores como Koch e Elias (2016) e Velasco (2010); bem como as contribuições de Garcia <em>et al.</em> (2021) e Uber (2018) sobre artigo de opinião. Trata-se de uma pesquisa documental, de cunho quantitativo e qualitativo, cuja metodologia ocorreu em três níveis: aplicação de uma proposta de produção em sala de aula; seleção e quantificação dos dados obtidos; e análise dos textos finais. A partir dos resultados, foi possível notar a falta de autonomia dos estudantes enquanto alunos-escritores, uma vez que a maioria deles não apresentou todas as partes constituintes do gênero em seus textos, tampouco uma argumentação sólida.</p>2024-11-03T17:00:58-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4566A disciplina de Oratória e comunicação no ensino médio: os recursos visuais como um aliado em apresentações orais2024-11-15T09:45:15-03:00Paula Franciela de Souzapaula.franciela@uel.br<p>Este trabalho evidencia a experiência do estágio obrigatório do 4° ano do curso de Letras Vernáculas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O estágio foi realizado em turmas do Ensino Médio e ocorreu em um Colégio Cívico-Militar, localizado na cidade de Bela Vista do Paraíso. O artigo tem como foco a regência das aulas da disciplina de Oratória e Comunicação realizadas na turma do 2° ano A, e tem como objetivo mostrar como os recursos visuais podem auxiliar os alunos em suas apresentações orais, não somente na escola como também futuramente em suas vidas adultas. Como resultado dessa experiência de estágio, foi possível perceber que os alunos conseguiram compreender o papel dos recursos visuais em apresentações orais, o que se refletiu em seus excelentes trabalhos expositivos no final desse percurso.</p>2024-11-03T17:01:39-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4567O professor mediador de leitura: a roda de conversa como método de ensino de literatura2024-11-15T09:45:16-03:00Raphaela Tasmo Rodriguesraphaela.tasmo@uel.br<p>Este artigo relata a experiência no Programa de Residência Pedagógica do curso de Letras-Português e objetiva analisar as aulas ministradas no período de regência que contribuíram para a formação docente da autora. Pretende-se expor como, através da roda de conversa, os alunos foram capazes de discutir as muitas perspectivas sobre dois contos e se mostraram interessados por meio de uma aula diferente dos métodos tradicionais. Como resultado, evidenciou-se a capacidade de análise e argumentação dos alunos, direcionando a discussão para contextos sociais. A experiência no Programa revelou-se fundamental para a formação docente, visto que a implementação da roda de conversa exigiu da educadora conhecimentos sobre a interpretação textual e a aplicação de teorias literárias. A metodologia se pauta em teóricos que irão abordar o elemento mediador e seu papel no estímulo à leitura, além da compreensão e interpretação textual voltados para o coletivo através das indagações docentes e as manifestações dos leitores estudantes. Dessa forma, serão apresentados os teóricos: (Bajour, 2021), (Barros, 2006), (Candido, 2023) e (Colomer, 2012).</p>2024-11-03T17:02:16-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4568Se Liga!: aplicação e implicações2024-11-15T09:45:19-03:00Rayza Lorrayne Barbosarayzalorraynebarbosa@gmail.com<p>Este artigo científico propõe realizar uma análise das implicações do <em>Se Liga!</em>, definido como uma “ação de intensificação de aprendizagem voltada para a recuperação da aprendizagem” e implementado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), no contexto da educação básica. O texto resulta de pesquisa de campo que envolveu a observação de turmas de sétimo ano durante estágio em uma escola pública de ensino fundamental II, no município de Jaguapitã. A metodologia utilizada incluiu a coleta de dados qualitativos por meio de observação direta, entrevistas com professores a partir de questões abertas e com alunos por meio de um questionário, bem como análise documental de materiais institucionais e artigos relacionados ao <em>Se Liga!</em>.</p>2024-11-03T17:03:19-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4569A diversidade cultural presente dentro da instituição escolar: um olhar sobre o reconhecimento do indivíduo por meio do multiculturalismo2024-11-15T09:45:20-03:00Sandy da Rocha Locatellisandy.rocha.locatelli@uel.br<p>O estudo a seguir propõe uma análise das diversas realidades socioculturais presentes em alunos de ensino fundamental II em uma escola pública de Londrina (PR), e como a instituição escolar influencia nesse desenvolvimento do indivíduo social. No decorrer do estágio no Programa Residência Pedagógica, como uma docente em formação, foi observado o modelo de estratégias educacionais utilizado, tanto pela professora preceptora quanto pela gestão escolar, com base nos estudos de Ongaro, Bolzan e Wisch (2018) e Maia e Silva (2019), que refletem sobre a importância dessas diversidades de experiências sociais e consideram ser imprescindível ao ambiente escolar saber como utilizar diferentes metodologias para a valorização educacional e social deste sujeito. O estudo proporcionou como resultado uma diversidade de experiências educacionais, promovendo a valorização do multiculturalismo dentro do ensino, mostrando que, mesmo com os desafios, é um mecanismo de ensino importante para a formação de um indivíduo inserido em uma sociedade plural.</p>2024-11-03T17:03:56-03:00##submission.copyrightStatement##https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/4570Uso de metodologias ativas para recomposição da aprendizagem no ensino pós-pandemia2024-11-15T09:45:21-03:00Jéssica Larissa Pais dos Santosjessica.larissa@uel.brVitória Calderone Ferreiravitoria.calderone@uel.brFranciela da Silva Zamariamfranciela.zamariam@uel.br<p>Este artigo busca expor a importância da aplicação de metodologias ativas no ensino de Língua Portuguesa em sala de aula, com foco em turmas advindas do cenário de pandemia da Covid-19, saídas do Ensino Fundamental 1 para o Fundamental 2. Ao longo deste trabalho, serão utilizadas as experiências e observações das alunas Jéssica Larissa Pais dos Santos e Vitória Calderone Ferreira, durante o decorrer da residência no Colégio Newton Guimarães, acompanhadas pela professora Franciela Zamariam. O período experienciado e relatado aconteceu em turmas do 9° ano e no ateliê literário para os alunos do NAS. Dessa forma, será apresentado o uso de Metodologias tanto no ensino geral da Língua Portuguesa quanto, especificamente, no ensino da gramática como modo de aprimorar o ensino-aprendizagem nas classes.</p>2024-11-03T17:04:55-03:00##submission.copyrightStatement##