ESTAGIAR - Encontro do Estágio de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar <p>Os objetivos do ESTAGIAR são:&nbsp; discutir sobre as práticas de estágio de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa; divulgar metodologias no âmbito do ensino-aprendizagem de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa;&nbsp;desenvolver um olhar crítico do estagiário de Letras-Português em relação à sua prática docente e ao papel da escola e; fortalecer os laços com a área de Língua Portuguesa do NRE-Londrina e os campos de estágio.&nbsp;</p> <p><strong>ISSN: 2594-5262</strong></p> pt-BR estagio.letrasportugues@uel.br (Coordenação do Estágio de Letras-Português) ati.atendimento@uel.br (ATI - Assessoria de Tecnologia de Informação) Sáb, 04 Nov 2023 12:24:18 -0300 OJS 3.1.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Expediente https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2259 <p>Expediente dos Anais.</p> ##submission.copyrightStatement## https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2259 Sex, 03 Nov 2023 00:00:00 -0300 Programação https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2260 <p>Programação do evento.</p> ##submission.copyrightStatement## https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2260 Sex, 03 Nov 2023 16:06:57 -0300 Apresentação https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2261 <p>Apresentação do evento.</p> Cristina Valéria Bulhões Simon ##submission.copyrightStatement## https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2261 Sex, 03 Nov 2023 16:15:26 -0300 Versão completa dos Anais https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2266 <p>Versão completa dos Anais.</p> ##submission.copyrightStatement## https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2266 Sex, 03 Nov 2023 17:18:20 -0300 Narrativas de estágio da licenciatura em Letras: evidências da pluralidade do saber docente https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2262 <p>Neste texto, com base em três paradigmas distintos estabelecidos na discussão sobre a formação docente – racionalidade técnica, racionalidade prática e racionalidade crítica –, e no debate sobre a natureza do saber professoral, analisamos relatos de estágio produzidos por alunos do curso de licenciatura em Letras-Português da Universidade Federal de Pernambuco, procurando tornar evidente a diversidade de saberes mobilizados por eles em situações de regência de turma. Procuramos também sustentar a tese de que a docência tem especificidades e de que os saberes disciplinares por si mesmos não são suficientes para dar sustentação à prática de sala de aula.</p> Lívia Suassuna ##submission.copyrightStatement## https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2262 Sex, 03 Nov 2023 16:24:37 -0300 Língua Portuguesa e Literatura no Novo Ensino Médio – alguns apontamentos https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2263 <p>O objetivo deste texto é contextualizar brevemente alguns aspectos pedagógicos atuais de escolas de educação básica da rede pública de ensino do estado do Paraná, no período pós-pandemia de COVID-19, com a intenção de contribuir como motivação para discussões na mesa-redonda do ESTAGIAR. A mesa-redonda deste Evento conta com a participação de dois experientes professores da área de Língua Portuguesa e Literatura, na educação básica, que trazem, em seus relatos de experiências, relevantes considerações acerca das modificações recentes nas atividades de ensino, como por exemplo a atual utilização de plataformas educacionais, a padronização do planejamento docente, bem como as modificações curriculares oriundas da progressiva implantação da Base Nacional Comum Curricular e do Novo Ensino Médio, ainda em curso. Espera-se que tais discussões possam propiciar reflexões relevantes a respeito das possibilidades e limitações da atuação docente diante do novo cenário educacional pós-pandêmico.</p> Alexandre Vilas Boas da Silva ##submission.copyrightStatement## https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2263 Sex, 03 Nov 2023 16:32:42 -0300 O Novo Ensino Médio e plataformização do ensino de Língua Portuguesa no estado do Paraná https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2264 <p>O Novo Ensino Médio trouxe mudanças consideráveis para o Paraná, principalmente, em relação à organização curricular que está pautada no documento oficial da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para consolidar essas mudanças, no componente de Língua Portuguesa, o governo paranaense implantou uma série de ferramentas para o professor fazer uso em sala de aula, tais como: planejamento programado no Registro de Classe Online (RCO), Redação Paraná, Leia Paraná e Quizziz. Esses aplicativos se tornaram os pilares para o processo de ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa, apesar dos grandes dilemas trazidos por eles na prática de sala de aula.</p> Alessandra Côrtes ##submission.copyrightStatement## https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2264 Sex, 03 Nov 2023 16:57:04 -0300 A racionalidade de livre-mercado como método de ensino do Novo Ensino Médio https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2267 <p>O vigente trabalho propõe elucidar as mazelas perpetradas pela implantação a frio do Novo Ensino Médio na educação brasileira a partir da Reforma subjacente, bem como suas reverberações precarizantes no campo do ensino de Literatura como direito humano. A partir de métodos de ensino mecanicistas e na busca de uma nova função social para a escola, tal proposta, sob o espectro do capitalismo <em>laissez-faire</em>, impõe uma racionalidade neoliberal à escola para além de seus objetivos atrelados ao livre mercado, assim como obedece à cultura do empresariamento e do empreendedorismo de si. Também perscruta o apagamento do componente curricular Literatura enquanto projeto de embotamento de subjetividades fundamentais na formação integral dos indivíduos.</p> Sandro Henrique Pinheiro Verago ##submission.copyrightStatement## https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2267 Sex, 03 Nov 2023 17:48:21 -0300 O Novo Ensino Médio: práxis pedagógica e diretrizes na disciplina de Oratória e Comunicação https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2268 <p>Ao longo da realização da disciplina de estágio do curso de Letras Português da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no ano de 2023, cujo percurso foi um dos requisitos para o cumprimento da disciplina, pudemos observar a implementação de novas diretrizes na educação brasileira, como o Novo Ensino Médio. No que tange à disciplina de Língua Portuguesa, os documentos oficiais, através do Registro de Classe Online (RCO), determinaram todas as práticas a serem realizadas em sala de aula, desde a leitura de obras disponibilizadas em plataforma online para os alunos até as disciplinas a serem ministradas pelos professores, que doravante passarão a ser segmentadas em Língua Portuguesa, Redação e Oralidade e Comunicação, sendo nossa atuação centrada nessa última em duas turmas do segundo ano do Ensino Médio. Destarte, relatamos os reflexos resultantes dessa regulamentação e realizamos uma reflexão crítica fundamentada nas teorias de Foucault (1987), Althusser (1980) e Freire (1967).</p> Adalgiza Arantes Loureiro, Felipe Rodrigues da Silva ##submission.copyrightStatement## https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2268 Sex, 03 Nov 2023 17:57:44 -0300 Experiência de estágio no retorno pós-pandemia de covid-19 https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2269 <p>Este artigo apresenta a nossa experiência de estágio na segunda etapa do Ensino Fundamental, realizado no ano 2022 no contexto de retorno às aulas presenciais após quase dois anos de ensino remoto ocasionado pelas regras de combate à pandemia de COVID-19. O relato traz reflexões acerca dos sujeitos envolvidos neste processo: as estagiárias aprendizes, a professora regente das salas de aula em que fizemos estágio e as ações pedagógicas praticadas visando a adaptação ao contexto de retorno às aulas, tendo como fundamentação teórica da área didática e do ensino de língua materna Paulo Freire (2021), Gadotti (2000), Libâneo (2001), Possenti (1996) e Travaglia (1996).</p> Adalgiza Arantes Loureiro, Gisele Batista Rosa ##submission.copyrightStatement## https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2269 Sex, 03 Nov 2023 18:04:13 -0300 Metodologia com o uso de recursos do entretenimento cinematográfico e animações https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2270 <p>Este artigo tem como objetivo enfatizar a possibilidade de uma metodologia dinâmica e eficaz, através da contribuição do entretenimento cinematográfico e bidimensionais (desenhos japoneses) no contexto educacional, com a finalidade de motivar os alunos a participar ativamente no processo ensino e aprendizagem, durante a implantação da Regência Pedagógica de Língua Portuguesa, nas turmas do 6° ano A e B, em colégio localizado em Londrina, Paraná. Destacou-se a necessidade de promover um planejamento dinâmico e de reinvenção do professor em sala de aula, utilizando-se de um vocabulário e elementos juvenis, gerando uma identificação do aluno com o professor. Foi obtido um resultado participativo e positivo, transformando o espaço em compreensível e cooperativo.</p> Ana Gabriela de Azevedo ##submission.copyrightStatement## https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2270 Sex, 03 Nov 2023 20:32:16 -0300 A disputa entre docente e celulares pela atenção dos alunos https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2271 <p>Os últimos anos foram marcados por avanços tecnológicos, atingindo diversos âmbitos sociais. Dentre eles, a escola. A partir das experiências de estágio de Língua Portuguesa no ensino básico, percebeu-se que, na atualidade, os professores competem a atenção dos alunos com os celulares. As salas de aula são marcadas por desatenção, redes sociais e falta de persistência em esforçar-se por um conteúdo que necessita ser construído e não venha pronto, como nas mídias tecnológicas. Sendo assim, este trabalho visa à discussão sobre soluções para esse problema. Seria ideal extinguir a tecnologia de sala de aula? Pode-se pensar não na exclusão, mas na inclusão da tecnologia em sala de aula. Os alunos acessam a internet em diversos círculos sociais; logo, as instituições educacionais devem acompanhar os avanços da sociedade e buscar transformar aquilo que atrapalha o aprendizado em ferramentas de ensino.</p> Ana Luísa Iliescu Perine ##submission.copyrightStatement## https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2271 Sex, 03 Nov 2023 20:39:35 -0300 Diálogos pertinentes entre BNCC e o ENEM na prova de Redação https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2272 <p>No presente artigo nos propomos a buscar um diálogo entre o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), com foco na prova de redação. Para tal, objetivamos uma pesquisa com abordagem qualitativa, analisando os documentos que guiam os objetos analisados e compreendendo suas mudanças no decorrer da sua (breve) história. Em um primeiro momento, pretendemos apresentar o histórico dos documentos oficiais para melhor compreensão de suas estruturas. Em um segundo momento, iremos nos debruçar sobre os diálogos pertinentes ao objeto analisado: a prova de redação do ENEM, ou seja, o que a BNCC garante ou exige em relação a competências e habilidades necessárias para a formulação de uma boa redação. Por último, intencionamos explanar a respeito de nossa experiência em sala de aula de aula com a disciplina de Estágio Curricular no Ensino Médio: Orientação e Prática (2EST104), desenvolvido sob a orientação da profª Drª Claudia Lopes Nascimento Saito, abordando nossa prática na aplicabilidade dos conceitos examinados nos documentos oficiais estudados.</p> Antônio M. da Silva Jr., Fábio Rodrigues Amorim ##submission.copyrightStatement## https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2272 Sex, 03 Nov 2023 00:00:00 -0300 Uma experiência em meio a incertezas: a afetividade no ensino híbrido https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2273 <p>O presente trabalho busca compreender a importância da afetividade no meio escolar, em especial na condição do ensino híbrido, e sua influência no desenvolvimento do aluno. O estudo discorrerá sobre a afetividade enquanto dispositivo pedagógico a partir dos relatos de docência exercida durante o programa de Residência Pedagógica no ano de 2021 e 2022.&nbsp; A afetividade esteve presente em pequenas ações, tanto por parte do professor preceptor quanto dos alunos, evidenciando que os laços criados tornavam o aprendizado mais prazeroso e, por consequência, mais eficiente, justificando a relevância deste relatório para o meio acadêmico. Ainda que a experiência de regência tenha ocorrido em maior parte no ensino híbrido, foi possível refletir sobre e praticar maneiras de se criar vínculos na relação docente-discentes.</p> Catarina Cavalcanti C. Alves, Lara Guilherme ##submission.copyrightStatement## https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2273 Sex, 03 Nov 2023 20:57:58 -0300 A Educação Especial e seus impactos na experiência do Estágio Obrigatório Curricular https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2274 <p>O presente trabalho foi estruturado com base na experiência em sala vivida durante a regência obrigatória da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado no Ensino Fundamental: Orientação e Prática, do curso de Letras Vernáculas da Universidade Estadual de Londrina. O estágio foi realizado em duas turmas do 7° ano, no período vespertino. O objetivo deste artigo é analisar os aspectos relacionados à seleção de conteúdos e materiais para os anos iniciais da educação básica com a presença de alunos da Educação Especial, sua relação com o ambiente escolar, com os colegas de sala e seus professores acompanhantes. O aprofundamento teórico relacionado à Educação Especial no Brasil foi constituído pelas autoras Maria Teresa Eglér Mantoan (2002), Mônica de Carvalho Magalhães Kassar (2011), Glat e Fernandes (2005) e Rosalba Maria Cardoso Garcia (2013). Como conclusão, foi possível adquirir conhecimentos práticos acerca do ambiente escolar público, seus desafios e diferentes cenários, além de promover o contato com a realidade dos professores e alunos pertencentes ao âmbito da educação especial e sua inclusão nas escolas brasileiras.</p> Christie Akemi Mariano Sakamoto ##submission.copyrightStatement## https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2274 Sex, 03 Nov 2023 21:06:07 -0300 Gênero textual e relação professor-aluno: oportunidade de interação dialógica na aprendizagem https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2275 <p>Este relato de experiência de estágio tem por base situações vivenciadas nas salas de aula de 9º anos (A e B) de um colégio central em Londrina/PR durante o primeiro semestre de 2022. Objetiva-se, para além de abordar as experiências, apontar e refletir acerca de temas que pairam sobre a atmosfera da sala de aula e influem em todo o processo de ensino-aprendizagem, especificamente a escolha do gênero textual a ser trabalhado e a interação entre o docente e os discentes. Tais ponderações se darão a partir da correlação de teorias educacionais, como as de Bakhtin (2003), Irandé Antunes (2015), Libâneo (1994), entre outros, e a realidade vivida durante o período do estágio. Assim, conclui-se que o Estágio Curricular simbolizou um momento de conexão real com os ambientes escolares, tornando-se uma importante experiência em nossa formação docente.</p> Eduardo Luís de Souza, Lara Guilherme ##submission.copyrightStatement## https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2275 Sex, 03 Nov 2023 21:13:55 -0300 Estudo do gênero textual notícia e a utilização de tecnologias no ensino em sala de aula https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2276 <p>Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência de Estágio realizado em um colégio estadual da região central de Londrina, nas turmas 7°A e 7°B, trazendo observações acerca da utilização da Tecnologia EDUCATRON e do RCO – Registro de Classe Online, usados como base e influência no processo metodológico, demonstrando como o educador acaba “preso” ao conteúdo apresentado por essas ferramentas, e relatar nossa experiência nas atividades com o gênero notícia. Durante as aulas de regência, procedemos à análise e ao desenvolvimento de notícias com os alunos, com destaque para as características e estrutura desse gênero textual. Apresentamos como exemplo de notícia um recorte do jornal <em>online</em> “SENSACIONALISTA” (jornal <em>online</em> que apresenta notícias inventadas com dados fora do contexto, como um alívio cômico) com a finalidade de mostrar uma “notícia distorcida” para os alunos, sem que estes soubessem que se tratava de uma “notícia falsa” até o final das atividades. O objetivo das atividades com o gênero notícia foi, além de tratar da estrutura do gênero, apresentar os cuidados com o tratamento da informação veiculada. O desenvolvimento da aula e as atividades, com material físico, sem a utilização do EDUCATRON, despertou grande interesse nos alunos.</p> Gabriel de Sousa Sutil ##submission.copyrightStatement## https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2276 Sex, 03 Nov 2023 21:24:39 -0300 A formação do aluno como indivíduo (social): combatendo uma estrutura social de invisibilidade estudantil através da literatura https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2277 <p>O estudo a seguir propõe uma análise dos diversos tipos de vivências individuais encontradas nos alunos de ensino fundamental II, em uma escola pública no centro de Londrina (PR). Durante o estágio curricular obrigatório, como docentes em formação, observamos o modelo de funcionamento organizacional do colégio e, a partir dos estudos de Mosé (2013) e de suas teses em relação ao modo como as instituições e profissionais do ensino moldam o caráter social do discente, buscamos compreender como a formação do próprio aluno como&nbsp; indivíduo pode influenciar na humanização ou desumanização do sujeito social. Em decorrência disso, este&nbsp; trabalho visa analisar de que maneira a gestão escolar impacta a metodologia de ensino do professor de literatura - seguindo o trabalho realizado por Dias e Souza (2016). Como resultado da experiência do estágio, propomos soluções humanizadas através de uma abordagem da literatura em sala de aula na qual o aluno é o protagonista.</p> Giovanna Brombini Oliveira, Sandy da Rocha Locatelli ##submission.copyrightStatement## https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2277 Sáb, 04 Nov 2023 10:49:05 -0300 O texto dissertativo-argumentativo em etapas: uma experiência no ensino médio https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2278 <p>Este artigo tem como objetivo demonstrar uma experiência realizada com alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública de Londrina – PR, no ano de 2022. A partir deste trabalho, pretende-se demonstrar que o ensino, após uma pandemia, continua sendo gratificante e de extrema valia, principalmente para os jovens. Ademais, busca-se relatar a experiência com a produção de um texto dissertativo-argumentativo, isto é, a redação, feita em etapas, algo que denominamos de sequência de atividades didáticas. Além disso, espera-se, com este artigo, contribuir para a área da educação, uma vez que houve a realização de aulas dialogadas, mas sem perder o foco principal do ensino; isso fez com que os alunos sentissem confiança nos estagiários, o que deixou o trabalho ainda mais recompensador e satisfatório. Com base nisso tudo, uma boa experiência sobre a regência será abordada, demonstrando que um bom professor deve, acima de tudo, confiar em seus alunos. Esta pesquisa se baseia em Libâneo (1990), Platão e Fiorin (1996), Bechara (2009), entre outros.</p> Horácio Vich Toledo Ramos, Maria Isadora Rosolen Camargo ##submission.copyrightStatement## https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2278 Sáb, 04 Nov 2023 10:56:44 -0300 O ensino prático do gênero textual notícia https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2279 <p>Este artigo apresenta o ensino do gênero textual notícia, aplicado de forma prática, para facilitar a aprendizagem e despertar o interesse do aluno pelo assunto abordado. Essa experiência foi possível, por meio das observações e das regências feitas durante o estágio, nas aulas de Língua Portuguesa e de produção de texto, de duas turmas do sétimo ano, do Ensino Fundamental II, de uma escola estadual, localizada na região central de Londrina. A linha de pesquisa deste trabalho está relacionada ao estudo dos gêneros textuais, aplicado ao ensino do gênero textual notícia. A escolha do tema vem da necessidade de buscar modelos pedagógicos facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem para alunos e professores, que possam estimular a autonomia do aluno, para que se torne um cidadão crítico e atuante.</p> Isabel Ourique Sant’Anna ##submission.copyrightStatement## https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2279 Sáb, 04 Nov 2023 11:04:27 -0300 Ensino de língua portuguesa e educação inclusiva no ensino fundamental II: desafios e barreiras https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2280 <p>Partindo da noção de Educação Inclusiva enquanto a garantia de acesso, permanência e condições de aprendizagem a todos, entende-se o processo de inclusão de pessoas com deficiência e distúrbios de aprendizagem na rede comum de ensino como uma necessidade urgente para a valorização da diversidade humana e para a superação de preconceitos (CARVALHO, 2005). Nessa perspectiva, este artigo busca expor e discutir os desafios enfrentados por professores de Língua Portuguesa do 6° e 7° anos no trabalho com turmas numerosas e que apresentam uma quantidade significativa de laudos do Transtorno do Espectro Autista, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Dislexia. Além disso, a pesquisa pretende contribuir com propostas de enfrentamento às dificuldades no ensino de língua portuguesa nesses casos, a partir de uma concepção interacionista da linguagem (ANTUNES, 2014).</p> Isadora Zurlo Nogueira ##submission.copyrightStatement## https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2280 Sáb, 04 Nov 2023 11:11:42 -0300 Efeito retroativo na Educação por meio do texto dissertativo-argumentativo https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2281 <p>Quanto ao ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio, vê-se que os gêneros escolares são ensinados com prioridade, visando a atender as demandas estipuladas pelas instituições responsáveis pelos processos seletivos de ingresso no Ensino Superior. Assim, objetiva-se analisar o efeito retroativo por meio do gênero escolar texto dissertativo-argumentativo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica seguida de um estudo de caso, apresentando correlação entre as teorias circunscritas a noções de <em>texto</em>, <em>redação</em> e <em>produção de texto</em> e a experiência tida no estágio curricular obrigatório de Letras Português da Universidade Estadual de Londrina. São levantadas reflexões quanto ao reconhecimento da escrita do texto dissertativo-argumentativo como uma redação endógena; o forte norteamento do efeito retroativo de avaliações externas nas escolas; e a viabilidade de (re)pensar o trabalho com o gênero textual de maneira proveitosa, associando as demandas a uma aprendizagem significativa.</p> João Pedro Buzinello Michelato ##submission.copyrightStatement## https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2281 Sáb, 04 Nov 2023 11:34:30 -0300 Anúncio publicitário no ensino fundamental: uma leitura crítica sobre os elementos persuasivos presentes no gênero https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2282 <p>Este artigo apresenta as metodologias e os resultados de uma proposta de ensino-aprendizagem envolvendo leitura, escrita e oralidade diante do gênero anúncio publicitário para os alunos do ensino fundamental, 7º ano, com o objetivo de desenvolver cidadãos críticos, reflexivos e criativos, por meio da prática gramatical, intertextual e discursiva. De forma geral, discutimos o tema e os recursos verbais e não verbais juntamente com exemplos de anúncios inseridos no mundo dos alunos, assim como trouxemos uma crítica por meio de uma música da Pitty, trabalhando a intenção do sistema comercial diante dos elementos persuasivos, além de relembrar os verbos imperativos e as suas funções. Por fim, propusemos um trabalho em grupo para que se colocasse em prática todo o conteúdo trabalhado. As contribuições teóricas de Antunes (2007), Freire (2007), Cristóvão (2004), bem como a própria BNCC (2018), entre outros, serão fundamentais para o encaminhamento didático do trabalho com o gênero.</p> Kawane Isabely Pereira, Letícia Palazzio ##submission.copyrightStatement## https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2282 Sáb, 04 Nov 2023 11:43:57 -0300 Quando a ex-aluna se torna estagiária https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2283 <p>O estágio obrigatório enquanto componente curricular na graduação de Língua Portuguesa permite um estudo aprofundado do processo educacional. O seguinte trabalho visa apresentar os paralelos observados entre a experiência de estudo no ensino fundamental nos anos de 2013 e 2014 e a retomada ao colégio em 2023, dez anos depois, agora com a perspectiva da docência nas turmas de sexto e sétimo ano de um colégio particular da cidade de Londrina/PR. Como resultado, o objetivo é entender as dificuldades dos docentes dentro da sala de aula – e os desafios de lidar com as diferenças. Como o estágio é a prática assistida pelos superiores da graduação, o estudante se vê na posição de quem não sabe tudo, por isso precisa dialogar com a escola e os alunos. A discussão é embasada principalmente através do pensamento de Gadotti (2004), Rossini (2012) e Arantes (2003).</p> Letícia Chokr Rodrigues ##submission.copyrightStatement## https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2283 Sáb, 04 Nov 2023 11:53:59 -0300 Reflexões sobre a Educação como forma de dominação e liberdade https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2284 <p>Este artigo tem como objetivo analisar os impactos das restrições cívico-militares e da pandemia da COVID-19 nos processos de ensino-aprendizagem, interação interpessoal e desenvolvimento cognitivo dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. Além disso, será abordada a eficiência do reforço positivo e aproximação professor-aluno no melhoramento da dinâmica interativa e da assimilação teórica dos conteúdos ministrados de Língua Portuguesa. É importante destacar que o trabalho é um relato do Estágio Curricular obrigatório realizado no 3º ano do curso de Letras Português da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no ano de 2022. Como sustentação teórica, Scalabrin e Molinari (2013) servirão de alicerce para o diálogo entre teoria e prática aplicadas durante o período de observação e regência do estágio; enquanto Selma Garrido Pimenta e Paulo Freire auxiliarão na compreensão da educação como objeto de formação crítica. Outros autores serão mencionados para fins de enriquecimento teórico.</p> Maria Fernanda Buratto de Assis ##submission.copyrightStatement## https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2284 Sáb, 04 Nov 2023 12:08:33 -0300 Poesia de cordel na sala de aula: desafios e obstáculos https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2285 <p>Este artigo tem como objetivo demonstrar a experiência de estágio em dupla, realizado em colégio estadual, nas turmas de 7º ano, como requisito para a disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental: orientação e prática, com observações acerca do RCO (Registro de Classe Online) e das metodologias utilizadas por essas plataformas, levando-nos à observação de como há influência dessas ferramentas na defasagem de ensino dos alunos, das turmas acompanhadas. Para as aulas de regência, ocorreu o desenvolvimento de um projeto de literatura de cordel, tendo como destaque alguns autores, como Sírlia Lima e Aristóteles Lima. Iniciamos com os conceitos básicos de poema e poesia, para que os alunos pudessem entender as várias formas de se produzir um cordel. Analisamos cordéis com vários temas: seca, terror e outros. Os alunos produziram seus cordéis e encerramos as atividades com a leitura dos cordéis produzidos, um varal com a exposição dos cordéis e uma oficina de xilogravura.</p> Natalia Afonso Nunes, Yasmin S. de Oliveira ##submission.copyrightStatement## https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2285 Sáb, 04 Nov 2023 12:15:33 -0300 Além da formação escolar e profissional, professores são fundamentais para a formação humana https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2286 <p>Entrevista: Lívia Suassuna (UFPE).</p> Lívia Suassuna, Cristina Valéria Bulhões Simon ##submission.copyrightStatement## https://anais.uel.br/portal/index.php/estagiar/article/view/2286 Sáb, 04 Nov 2023 12:22:20 -0300