A UTILIZAÇÃO DE APLICATIVOS NO ENSINO REMOTO: AS EXPERIÊNCIAS DOS DOCENTES DO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

  • Ananda de Arruda e Silva Ricardo Universidade Estadual de Londrina
  • Caio Henrique Gregorio Neri Universidade Estadual de Londrina
  • Íris Soares Scalassara Universidade Estadual de Londrina
  • Leandro José da Silveira Universidade Estadual de Londrina
  • Vitor Paulo de Souza Mendes Furini Universidade Estadual de Londrina
  • Sueli Fátima Consolini Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Ensino de administração, Plataformas de ensino, Ensino remoto, Ferramentas de ensino

Resumo

Introdução: No atual cenário de pandemia em que o mundo vive, docentes e discentes precisam interagir em plataformas online sem a necessidade de estar fisicamente presentes em uma sala de aula, sendo necessário apenas o uso de um computador ou smartphone. Elas permitem que as Intuições de Ensino melhorem cada vez mais a experiência de aprendizado do aluno fora da sala de aula, democratizando gradualmente mais a educação no país. Nos dias atuais, interações virtuais podem ser tão relevantes e impactantes quanto as presenciais. Em razão do distanciamento social é necessário manter uma comunicação clara e eficaz com os alunos, visto isso o trabalho buscou verificar a validez do uso de ferramentas de interação por parte dos docentes. Objetivo: Avaliar a experiência dos docentes do Departamento de Administração da UEL na utilização de ferramentas digitais no ensino remoto no contexto da pandemia. Metodologia: Foi realizada pesquisa quantitativa no formato survey com questionário estruturado on-line com 30  docentes do curso de Administração da UEL. Resultados: Como resultado, foi possível comprovar os benefícios da utilização de plataformas no ensino remoto, na visão dos docentes, apesar das dificuldades no preparo e elaboração das aulas e adaptação para utilização das mesmas. Conclusões: Conclui-se que a inserção de plataformas no ensino remoto, por sua dinâmica e flexibilidade, contribui para o processo de formação, mas requer um período de familiarização dos docentes com as tecnologias e com a forma de preparo das atividades, para que se atinja a finalidade de transmissão do ensino desejado.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-22