ATIVIDADE PRÁTICA EM PROJETO: PARTICIPAÇÕES EM CONCURSOS PARA ESTUDANTES DE ARQUITETURA E URBANISMO

  • Leticia Fernanda Chiachio Universidade Estadual de Londrina
  • Eduardo Hideo Suzuki Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Projeto de Ensino, Projeto, Concurso de Projeto

Resumo

Durante a formação acadêmica e profissional do arquiteto e urbanista, há uma necessidade de exercitar a prática de desenvolvimento de projetos arquitetônicos e urbanísticos. Desta forma, este Projeto de Ensino é relevante para o incentivo e aprimoramento do estudo, pesquisa e elaboração desses projetos. O principal objetivo do trabalho é a participação nos concursos públicos destinados aos estudantes. A atividade é desenvolvida com a assessoria docente no aprimoramento dos conceitos e prática projetual, ampliando discussões, novas experimentações e propostas. Durante a quarentena devido à pandemia de Covid-19,foi possível a participação em um concurso para o desenvolvimento de um projeto arquitetônico com inserção urbana. Esse projeto abrangeu conceitos sobre arquitetura, urbanismo e tecnologia. Remotamente, houve a comunicação constante entre discente e o docente orientador, proporcionando a resolução de dúvidas e o desenvolvimento de aprendizagem sobre o projeto. O resultado desse trabalho foi a aquisição de maior experiência com projetos, além de conhecimentos extracurriculares, também essenciais. Embora as assessorias aconteceram à distância, não houve prejuízo em questão sobre aprendizagem.Em conclusão, o Projeto de Pesquisa em Ensino mencionado possui êxito em produzir estímulos para o aprendizado e discussões para a produção de projetos arquitetônicos, benéfico para os estudantes e, consequentemente, para a sociedade que, no futuro, irá usufruir desses conhecimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-25