POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DAS EMPRESAS JUNIORES PARA O ATUAL CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

  • Natalia Novais Maia Universidade Estadual de Londrina
  • Gabriela Carvalho Ferreira Universidade Estadual de Londrina
  • André Luís Vizzaccaro-Amaral Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Empresa Júnior, integração entre ensino, pesquisa e extensão, alcances pedagógicos e institucionais, Covid-19

Resumo

O Movimento Empresa Júnior (MEJ) é constituído por mais de 1.200 empresas juniores (EJ) em cerca de 226 universidades no Brasil. Criado na França em 1967, o MEJ chegou ao Brasil em 1988 e foi regulamentado pela Lei 13.267/2016. Desde sua formulação, o MEJ propõe uma maior integração entre teoria e prática, aproximando a universidade da sociedade e executando projetos de natureza extensionista. Nesse sentido, um dos desafios do MEJ é garantir a qualidade técnico-científica de seus projetos em um contexto de inovações constantes, algo possível ao integrar atividades de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo deste trabalho consistiu em analisar os alcances da integração entre atividades de ensino, pesquisa e extensão no âmbito das EJ, considerando possíveis contribuições para o atual contexto da Covid-19. Amparado no paradigma qualitativo, no método dialético e na análise de conteúdo, realizou-se pesquisa documental junto aos Relatórios Anuais da ELO Consultoria, EJ de Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), entre 2013 e 2019. Os resultados apontaram que, no período, 275 discentes participaram da EJ, dos quais 47 como estagiários, desde 2015, realizando 88 projetos. Em 2019, um projeto de diagnóstico em saúde mental no contexto de formação para o trabalho, aplicado a 283 graduandos do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) da UEL, constatou estresse acadêmico, sofrimento psíquico e sintomas de ansiedade e depressão relacionados às atividades acadêmicas, utilizando-se de instrumentos de avaliação psicossocial remotos e presenciais, sinalizando alcances importantes para futuras ações que exijam atividades remotas, como no atual momento de pandemia.

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Publicado
2021-01-27