A EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Sou bolsista do Programa Residência Pedagógica (RP) do Curso de Ciência Sociais. Este Programa (RP) faz parte da Política Nacional de Formação de Professores, implementada e mantida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Orientada pela preceptora Nilda Rodrigues, realizo, no colégio Estadual Polivalente, atividades que são fundamentais para o aperfeiçoamento das habilidades docentes. A RP tem como objetivo principal, desenvolver ações de fortalecimento da formação de professores, através de estratégias de imersão nas escolas envolvidas. Foram várias as atividades desenvolvidas no âmbito da Residência Pedagógica-Ciências Sociais; entre elas, destaco as reuniões com os preceptores e o acompanhamento das aulas pelo google Meet; o lançamento das frequências e notas dos alunos no Registro de Classe Online (RCO); A preparação e ministração de regências na escola e no curso de conteúdos preparatórios para o vestibular, organizado pela RP em parceria com a área de metodologia e prática de ensino do departamento de Ciências Sociais. Estou desenvolvendo as atividades, mas, até aqui, identifiquei os seguintes resultados na minha formação: Pude aprender a usar o RCO para lançamentos de notas, frequências e conteúdo da disciplina de sociologia; aprendi a preparar aulas combinando o conteúdo teórico da sociologia com estratégias mais adequadas para a faixa etária, tornando mais interessante para os estudantes. As atividades de prática docente são significativamente enriquecidas com as vivências que o programa RP proporciona aos residentes. E além de ser pertinente para a formação dos bolsistas o programa também permite trocas expressivas aos preceptores durante o acompanhamento.