A FERRAMENTA WORDWALL NO ENSINO REMOTO DE GEOGRAFIA: UMA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Lithyelly Luana de Souza Universidade Estadual de Londrina
  • Isabella Brehmer Scherlowski Universidade Estadual de Londrina
  • Patrícia Fernandes Paula-Shinobu Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Jogos, Ensino de Geografia, Wordwall

Resumo

A monotonia tem sido um dos grandes problemas dentro da sala de aula, o desinteresse dos alunos por aulas expositivas tem aumentado, considerando que essa geração tem acesso rápido a internet por meio de seus celulares, dessa maneira, ficou ainda mais difícil “prender” a atenção dos educandos, de forma a proporcionar um ensino mais interessante e emancipador. Sabendo disso, foi possível utilizar diversos tipos de jogos nas aulas, a escolha das discentes foi a utilização da ferramenta Wordwall. Utilizou-se a criação do jogo “abra a caixa”, do qual consiste em diversas caixas com seus respectivos números, contendo um total de 11, o jogo foi elaborado e aplicado de forma remota no intuito de auxiliar os alunos no conteúdo de “Relevo Americano” do 8° ano, buscando auxiliar a professora em sala e proporcionar aos educandos aulas mais dinâmicas no ensino remoto. A ferramenta Wordwall foi de grande importância, trazendo para o ensino de Geografia uma maior dinâmica e interação dos alunos. Sendo assim, foi uma experiência enriquecedora, onde os educandos puderam ter acesso a atividades lúdicas mesmo no sistema remoto, todos participaram, o trabalho em grupo também deve ser ressaltado, pois a turma se ajudou para escolha das respostas corretas, foi possível dessa maneira não, apenas, trabalhar com o conteúdo, mas coletivamente, onde puderem perceber que com a participação de todos ficava mais fácil conseguir as respostas corretas. Dessa maneira foi possível constatar que os jogos em sala de aula podem auxiliar na superação da monotonia em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-12-14