A GUERRA DO CONTESTADO ATRAVÉS DA MÚSICA COMO SEQUÊNCIA DIDÁTICA

  • Fabio Cassimiro Calzavara Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Eduarda Cordeiro Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Mateus da Silva Romão Universidade Estadual de Londrina
  • Ricardo Lopes Fonseca Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Ensino de geografia, música, Brasil agrário, PIBID

Resumo

A música expressa emoções, revela sentimentos, traz marcações históricas e é um recurso didático interessantíssimo, pois com ela é possível trabalhar de forma lúdica conteúdos da Base Nacional Comum Curricular, além de que se faz necessário ampliar a sensibilização dos estudantes em relação a contextos históricos e as relações de espacialidade. Portanto, apresenta-se aqui uma sequência didática que objetiva trabalhar com discentes do primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Marcelino Champagnat, vinculado ao PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) o conteúdo Brasil agrário e os conflitos nacionais por terras através da música “A Guerra do Contestado,” de Hardy Guedes, trazida no álbum Reparanar, que conta a história do trágico evento ocorrido no Paraná e em Santa Catarina, destacando os contextos históricos, sociais, culturais e geográficos, possibilitando a utilização didática. Dessa forma, a importância da música para estudar o Brasil Agrário, expõe-se no momento uma ideia de cronograma que se baseia na apresentação da música, em um tempo para debater questões que instiguem os estudantes a pensar se esses conflitos terminaram, se existiam outras saídas para o desenvolvimento econômico, a mudança na qualidade de vida e o que é feito atualmente nas esferas estaduais e federais do governo em relação a isso. Por fim, seria feito um fechamento com revisão de conteúdo pelo professor e seria proposto um trabalho de campo com o objetivo de conectar os alunos à vida camponesa por meio do turismo rural a alguma família/assentamento com determinado estilo de vida.

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Publicado
2021-12-14