A LINGUAGEM DA MÁSCARA TEATRAL NO BRASIL
Resumo
O projeto de pesquisa em ensino “Estudo do Cômico” realizou experimentos cênicos com máscaras teatrais a partir das inquietações e possibilidades que havíamos despertado. Os integrantes criaram suas próprias máscaras e através de jogos, improvisação e técnicas para portar a máscara como: foco, ritmo, precisão, equilíbrio, entre outros, criamos as cenas em duplas e trios, de modo online. Tivemos, por meio da coordenadora do projeto, a sugestões de estímulos e propostas para as criações, que levaram a criação de sequencias de ações nos ambientes possíveis em nossas casas, de forma remota, que resultaram em quatro cenas. Além disso, elaboramos seminários sobre os estilos cômicos como: bufões, palhaçaria, commedia dell’ arte e máscaras, que são os conteúdos bases do projeto que foram e são discutidos continuamente. Os seminários foi uma forma de introduzir os e as novas integrantes que estão iniciando no projeto. A partir dessa perspectiva, A linguagem da máscara teatral no Brasil têm sido o foco de interesse dentro de um subprojeto que tenho desenvolvido. O objetivo é o de um levantamento geral de grupos e artistas que pesquisam e criam a partir da linguagem das máscaras teatrais de diversas regiões do país e, assim, realizar entrevistas com alguns grupos, com o foco de ressaltar a importância destes grupos e artistas para o processo de formação do ator e da atriz no Brasil.