RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA ARQUITETURA: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA

  • Vitória Maria Mesquita Martins Universidade Estadual de Londrina
  • Marcelo Puppi Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: fundamentos da arquitetura, teoria da arquitetura, prática da arquitetura, ensino de arquitetura

Resumo

O objetivo geral da pesquisa é investigar a natureza da relação entre teoria e prática na arquitetura e, complementarmente, no ensino de arquitetura. O objetivo particular da pesquisa é contribuir para dar os primeiros passos nessa vasta e complexa investigação, partindo-se de três casos representativos da tradição teórica da arquitetura, ou seja, representativos das fontes do conhecimento teórico e prático dos arquitetos: os tratados De Architectura (Vitrúvio, século I A.C.) e De Re Aedificatoria (Leon Batistta Alberti, 1485), e a estética do barroco (século XVII). A pesquisa justifica-se, primeiro, pelo fato mais evidente que o objeto é ainda mal conhecido inclusive pelos historiadores, ou, mais precisamente, pelo fato que ele permanece praticamente ignorado pelos pesquisadores. Segundo, principalmente, pelo fato que a ausência de conhecimento científico sobre o objeto favorece a fabricação e disseminação de discursos fictícios e ilusórios, ou seja, de um pseudoconhecimento que prejudica enormemente tanto o conhecimento quanto o ensino da arquitetura. O estudo das fontes selecionadas revela, preliminarmente mas representativamente, que a tradição teórica da arquitetura postulava uma relação muito mais complexa e criativa entre teoria e prática do que a relação de subordinação da teoria à prática frequentemente pretendida no ensino de arquitetura atualmente. Uma relação na qual a teoria não é reduzida a uma simples receita para a prática, mas constitui um conhecimento amplo, profundo e aberto tanto sobre a própria arquitetura quanto sobre a realidade, e capaz consequentemente de orientar uma prática culta, ativa e transformadora. Sutilmente, como em toda verdadeira arquitetura, mas inspiradoramente.

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Publicado
2021-12-14