A RELEVÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA (IC) NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL (PET) E OS DESAFIOS ENFRENTADOS DURANTE A PANDEMIA
Resumo
A Iniciação Científica (IC) tem grande importância para os estudantes de graduação, pois prepara para condições adversas que irão enfrentar em seus futuros trabalhos e fomenta uma formação acadêmica na perspectiva crítica. O PET de Geografia da UEL dá condições para a concretização dos projetos de pesquisa e contribui para o desenvolvimento de habilidades científicas nos estudantes. O objetivo deste trabalho é discutir os desafios que os petianos estão se deparando ao realizarem a IC durante a pandemia de Covid-19. Como metodologia buscou-se adaptar às iniciações científicas realizadas pelos petianos (as) no período da pandemia, a partir das leituras e pesquisas bibliográficas, questionários pelo Google Forms, orientação por professores e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Geografia da UEL. A partir dos resultados obtidos, observa-se que apesar da situação de isolamento social criar barreiras para a IC, devido às restrições impostas a algumas etapas importantes da pesquisa, como por exemplo, as atividades in loco, temáticas importantes têm sido investigadas no âmbito do programa. Um ponto positivo nesta situação, foi a escolha de orientadores doutorandos para a orientação das pesquisas, dessa forma a interação entre pesquisadores graduandos e pós-graduandos se tornou mais próxima para o desenvolvimento da pesquisa, auxiliando na superação de barreiras impostas durante a quarentena. Conclui-se que o PET de Geografia da UEL realizou suas atividades de IC na pandemia e mesmo com as barreiras durante o processo científico, soluções foram encontradas para que não prejudicasse as etapas das pesquisas desenvolvidas pelos petianos.