ADAPTAÇÃO AO ENSINO REMOTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS A PARTIR DE SIMULADORES VIRTUAIS DO PHET

  • Letícia Rodrigues da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Willian Henrique de Deus Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Patricia de Oliveira Rosa da Silva Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Estado físico da matéria, Simuladores virtuais do PhET, Ensino remoto

Resumo

Perante a pandemia da COVID-19, educadores tiveram que se adaptar à situação escolar. Tanto os estudantes quanto os professores foram prejudicados em função do novo modo de ensino remoto que foi implementado sem o devido preparo pedagógico e estrutural. Diante disso, os docentes com o intuito de resgatar o interesse dos estudantes às aulas, optaram por novos recursos educativos, um deles foi a utilização de simuladores virtuais como o PhET (Physics Education Technology Project) desenvolvido na Universidade do Colorado (EUA). Assim, os autores deste resumo utilizaram o simulador como recurso educativo, para os alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Londrina-PR. Os discentes conheceram o simulador virtual, para uma melhor visualização e compreensão dos estados físicos da matéria, o simulador permitiu representar visualmente as mudanças do estado físico e as suas características, o comportamento das moléculas nos estados físicos como a estabilidade ou instabilidade de moléculas, conceitos que são complexos para os discentes visualizarem. No decorrer da aula foi observado uma ótima dinâmica da turma e a compreensão do tema estudado através do auxílio do software e de esclarecimentos dos professores que estavam na sala virtual. Considerando que a geração atual possui um comportamento diferenciado demonstrando um maior interesse à atributos tecnológicos, os obstáculos gerados pela suspensão das aulas presenciais puderem ser, em parte, suprimidos pelo uso de tecnologias que além de motivar, possibilitam a aprendizagem de conteúdos científicos.

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Publicado
2021-12-14