ADOÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA E AVALIATIVA EM UMA DISCIPLINA CURRICULAR DA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
Resumo
O sistema educacional tem adotado uma visão de mundo fragmentada, o que provoca compreensões simplistas e reducionistas da realidade, geradoras de alienação e de conflitos. Porém, é de extrema importância compreender os fatos dentro de um contexto, estabelecendo a natureza das relações e reconhecendo a transdisciplinaridade das temáticas, avançando numa perspectiva de entrelaçamento e interdependência dos fenômenos. Atendendo a isso, os mapas conceituais podem ser uma excelente ferramenta para o desenvolvimento da visão sistêmica do estudante, ao longo de sua jornada acadêmica. O presente trabalho, portanto, tem como objetivo, apresentar a metodologia de ensino-aprendizagem adotada na disciplina de Administração Socioambiental alocada na terceira série do curso de graduação em Administração da UEL e a construção empírica dos mapas conceituais desenvolvidos por estudantes. Os resultados corroboram com as conclusões já evidenciadas por outros autores como a motivação e dedicação no desenvolvimento das atividades, um maior protagonismo dos estudantes na construção de seu próprio conhecimento, contextualização e retenção de conteúdos e desenvolvimento de pensamento crítico e de síntese. A experiência didático-pedagógica realizada permite afirmar que o uso de mapas conceituais adotado como instrumento de avaliação da aprendizagem tornaram visíveis: o grau de aprendizagem de proposições teórico-conceituais com significado lógico; as estruturas de conhecimento assimiladas pelos estudantes; as redes de relações e interdependência visualizadas pelos estudantes entre as diferentes temáticas discutidas; a manifestação das conexões e interações complexas identificadas pelos estudantes entre conceitos advindos de diferentes campos disciplinares e a integração entre conhecimentos prévios dos estudantes e as novas temáticas apresentadas na disciplina.