ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO ENSINO REMOTO: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES
Resumo
O presente artigo pretende apresentar as dificuldades e possibilidades na alfabetização e letramento no ensino remoto que estão sendo desenvolvidas no ambiente domiciliar, visto que estamos passando pela pandemia (Covid-19), e que devemos manter o distanciamento social. Portanto, houve uma carência das relações sociais presenciadas pelas crianças no ambiente escolar, sendo essas relações responsáveis por desenvolver na criança capacidades próprias de agir e pensar, visto que a criança necessita de um ambiente que proporcione a socialização, para poder adquirir diferentes conhecimentos, apropriando de sua cultura e utilizando diferentes linguagens no processo de construção do seu conhecimento. A alfabetização e o letramento passaram a ser um grande desafio no modo do ensino remoto emergencial, principalmente nas escolas públicas onde foi nítido as dificuldades como as falhas de conexões de internet, a falta de dispositivos tecnológicos, ou a falta de uma estrutura familiar capaz de fazer um acompanhamento educacional adequado. Diante de tantas dificuldades, surge a necessidade de repensar a forma de alfabetizarmos as crianças, e ir em busca de possibilidades para proporcionar remotamente o desenvolvimento de atividades lúdicas para realizarem em suas casas com os familiares, voltado para alfabetização e o letramento. Por conseguinte, este artigo visa explicitar a necessidade de se repensar a alfabetização e o letramento, buscando gerar a reflexão dos educadores para repensarem os eixos norteadores que embasam suas ações de práticas pedagógicas. Mediante o exposto, os princípios norteadores foram desenvolvidos a partir de artigos e experiências, nas quais obtivemos nas escolas na forma como estagiárias.