ANÁLISE COMBINATÓRIA SEM FÓRMULA

  • Luana Rafaela Grecco Universidade Estadual de Londrina
  • Amanda Welter Universidade Estadual de Londrina
  • Regina Célia Guapo Pasquini Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Análise Combinatória, Ensino de Matemática, Residência Pedagógica

Resumo

O conteúdo de Análise Combinatória sofre um estigma na Educação Básica, tanto para os professores que tem o dever de ensinar quanto para os alunos que irão aprender. Este assunto é apresentado nos livros didáticos com incentivo ao uso de diferentes tipos de fórmulas, que invocam uma preocupação por parte dos mais em identificar qual a fórmula que se usa para resolver tal problema, ao invés de estudar a sua própria natureza. Pensando nisso, este trabalho tem o objetivo de apresentar uma forma de abordar o conteúdo de Análise Combinatória, cujo diferencial está em não enfatizar tais fórmulas, em um primeiro momento, para em seguida construirmos cada uma delas com o Princípio Fundamental da Contagem (PFC). Com o PFC podemos construir com os alunos o raciocínio necessário para que eles consigam compreender as características dos agrupamentos, levando-nos a uma solução para enfim, contá-los. Deste modo, os alunos conseguirão identificar os agrupamentos estudados na Análise Combinatória, quais sejam, Permutação, Arranjo e Combinação, e como resolver problemas de contagem com naturezas distintas. E esta forma de abordar tal conteúdo resultou na construção de uma oficina de matemática, como um de nossos trabalhos realizados no Programa de Residência Pedagógica – Matemática, sob a orientação de nossa Orientadora do Programa

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Publicado
2021-12-14