APRENDENDO FRAÇÕES EM UM JOGO DE TABULEIRO
Resumo
O presente artigo tem a finalidade de apresentar uma estratégia alternativa para abordar o conteúdo de fração por meio de jogos didáticos, especificamente, apresentamos para a referida proposta um jogo de tabuleiro. Considerando o aluno como sujeito ativo do processo de ensino aprendizagem, o uso de jogos no ensino da matemática pretende tornar a aprendizagem mais significativa e, no estudo de frações, aproximá-la do cotidiano dos alunos. Quando se remete à palavra jogo lembramos de algo divertido, e, em sala de aula, quando contextualizado, os jogos didáticos facilitam a aprendizagem do aluno. Neste ínterim, objetiva tornar as aulas de matemática mais atrativas, dinâmicas e compreensíveis. Notamos que muitos alunos terminam o Ensino Fundamental sem apreender a operacionalizar frações, o que consequentemente ocasiona dificuldades e limitações no decorrer de sua vida acadêmica. Diante disso, pautamos nosso jogo nos seguintes conteúdos: operações com frações, fração de uma quantidade, frações equivalentes e comparação de frações. O jogo é constituído de um tabuleiro e 85 cartas que abordam os conteúdos. Essas cartas são divididas em 3 subgrupos: calcule, responda e charadas, que propõem atividades práticas, situações problemas e também diversas perguntas divertidas para inteirar os participantes. O material foi elaborado pelos autores deste artigo considerando as observações realizadas durante as aulas do Projeto de Iniciação à Docência e em virtude das dificuldades encontradas nas turmas do Ensino Fundamental II. Por fim, por meio do jogo pretende-se trabalhar com raciocino lógico, desenvolver habilidades, competências e, principalmente, aprender e revisar os conteúdos de frações.