CONVERSÕES ENTRE FRAÇÃO, NÚMERO DECIMAL E PORCENTAGEM

  • Luisi Cristine Aparecida Caciatori Universidade Estadual de Londrina
  • Cleiton Antonio Marino Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: educação matemática, frações, números decimais, porcentagem

Resumo

Esse trabalho, refere-se a uma experiência de uma aluna do projeto PIBID em aulas do 6º ano do Ensino Fundamental em um colégio estadual de Londrina no estado do Paraná, visou abordar a conversão entre fração, número decimal e porcentagem. O tema foi escolhido devido as dificuldades, geralmente apresentadas pelos alunos nessa transposição de linguagens, e por ser um conteúdo que é empregado na compreensão de outros conceitos, como: probabilidade, razão e proporção; assuntos esses, muito utilizados no nosso dia a dia. Para isso, foi aplicada a resolução de problemas como metodologia de ensino, que visa inverter o processo de ensino geralmente utilizado nas aulas de matemática, partindo de um problema que o aluno necessitará do conteúdo matemático para resolvê-lo. Foram necessárias experiências e realização de conversões para que os alunos pudessem perceber as regularidades inerentes ao processo de transposição. A partir dessa percepção, os alunos elaboraram maneiras de resolver as tarefas propostas, momento em que sistematizaram o conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-12-15