DIREITOS HUMANOS E AS LICENCIATURAS DA UEL: UMA ANÁLISE CURRICULAR E SOCIOLÓGICA

  • Ana Beatriz Pavilhão Boscariol Universidade Estadual de Londrina
  • Ângela Maria de Sousa Lima Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Currículo, Socioeducação, Direitos Humanos, Segurança Pública

Resumo

Dentro da proposta mais ampla de problematizar sociologicamente o processo de institucionalização da política de formação inicial e continuada de professores da Educação Básica e do Ensino Superior no Paraná, a especificidade deste subprojeto configura-se em investigar como o componente curricular “direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas”, exigido pelo Artigo 13 da Resolução CNE/CP nº 02/2015, aparece nos dezesseis PPCs (Projetos Pedagógicos de Curso) dos cursos de Licenciaturas da Universidade Estadual de Londrina, tomando como recorte histórico os processos de reformulação curricular que ocorreram a partir do de 2015. Mediante a pesquisa documental, apurar-se-á em que espaços este componente foi inserido (ementas, disciplinas, projetos), mostrando sua importância para a qualidade da formação dos futuros docentes em todas as áreas de conhecimento ofertadas por esta universidade. Foi realizada também, reflexão teórico-metodológica, através de revisão bibliográfica. As análises demonstraram que dez cursos ainda não tinham incorporado o Artigo 13 em suas ementas. Compreendendo a educação como mola propulsora mediadora da efetivação de diversos outros direitos, que precisam ser reconhecidos na prática pelo Estado brasileiro como essenciais na formação e na atuação de professoras e professores, assim como garantia de direito fundamental na construção do ser humano e como meio para a tomada de consciência crítica e exercício de outros direitos, o conteúdo de Direitos Humanos em geral e seus respectivos subtópicos, deveriam estar presentes nos PPCs das Licenciaturas da UEL.

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Publicado
2021-12-15