DOCÊNCIA EM LÍNGUA PORTUGUESA - UM OLHAR DE DENTRO
Resumo
O desenvolvimento do caráter docente perpassa por diversas fases e estágios durante a sua formação, contudo, a aplicação dos conceitos estudados ao longo do percurso é essencial para sua consolidação. O Programa de Iniciação à Docência (PIBID) proporciona essa aprendizagem ao integrar o estudante de licenciatura às salas de aula de sua comunidade. Tendo em vista a importância desse processo, este trabalho visa a apresentar reflexões acerca das expectativas de pibidianos em relação à prática docente e a realidade encontrada nas atividades de regência. Tivemos a oportunidade de ministrar uma aula com o 2° ano do Instituto Federal do Paraná (IFPR) via Google Meet, utilizando dos procedimentos didáticos apresentados por Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004) e usando também o Classroom para uma atividade assíncrona. O resultado foi muito positivo, os alunos se interessaram pelo tema apresentado por nós (Arte ou pichação) e participaram intensamente da aula, trazendo discussões e apontamentos importantes para a sala de aula. Ademais, os textos teóricos acrescentaram no nosso perfil crítico, colaborando para nossa formação como professores reflexivos, não ficando apenas na teoria, mas observando seus conceitos na prática foi ainda mais eficaz e completa para nossa formação. Portanto, o PIBID nos proporcionou uma base sólida para podermos ministrar uma aula de qualidade para os alunos do IFPR, nos trouxe conhecimentos valiosos para o nosso futuro como docente, aliada às discussões proferidas pela supervisora e o nosso coordenador.