EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: DO REMOTO AO PRESENCIAL RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Bárbara Ermita Pereira Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Estefane Ferreira de Lima Universidade Estadual de Londrina
  • Maila Lorrayne Paschoal Reis Universidade Estadual de Londrina
  • Márcio Roberto Vieira Ramos Universidade Estadual de Londrina
  • Nathalia Pereira dos Santos Universidade Estadual de Londrina
  • Keli Cristina da Silva Ferreira Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Ensino remoto, presencial, aprendizagem, interação

Resumo

Este relato de experiência justifica-se pela relevância das intervenções pedagógicas estruturadas em um contexto social e escolar atípico nos anos de 2020 a 2021 devido ao afastamento social exigido pela pandemia. A turma a qual o relato se refere, iniciou uma reaproximação com a escola em março de 2020 pelo Google Classroom mediado pelos pais, posteriormente as reuniões remotas pelo Google Meet até que em Agosto de 2021 houve o retorno gradual às aulas presenciais. O objetivo foi o de destacar a importância de intervenções pedagógicas devidamente estruturadas que possibilitaram a aproximação das crianças aos conteúdos sistematizados. O contexto educacional que configura esta explanação é de crianças pré-escolares do Colégio de Aplicação da UEL, especificamente da unidade de Educação Infantil do HU, sendo 17 crianças de 4 a 5 anos. As intervenções pedagógicas foram reestruturadas, durante o isolamento, por meio de Plataformas digitais. No dia 09 de agosto de 2021, houve o retorno presencial de forma escalonada das crianças que revezavam semanalmente de manhã e tarde seguindo todos os protocolos de segurança, 14 crianças no presencial e 3 crianças permaneceram no ensino remoto por solicitação das famílias.Alcançamos o entendimento que com a volta ao ensino presencial as crianças se encontram mais motivadas a participarem das atividades propostas, também foi perceptível maior interação e aprendizado das crianças que se encontravam com dificuldade de acesso.O ensino remoto possibilitou intervenções pedagógicas, mas não conseguiu atingir todas as crianças e o retorno presencial com segurança foi essencial.

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Publicado
2021-12-15