ELABORAÇÃO DE UM EXEMPLO DIDÁTICO: ANÁLISE DO IMPACTO DO COVID 19 NO IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO NO PARANÁ
Resumo
O ensino da estatística é desafiador. É importante aproximar o aluno do conteúdo apresentando exemplos contextualizados para a sua área específica. Uma vez que o público-alvo desse projeto são os alunos de ciências contábeis, o objetivo desse trabalho é desenvolver um exemplo didático, aplicado à contabilidade, abordando o conteúdo de Teste de Hipóteses para comparação de duas médias. É sabido que o início quarentena devido à pandemia do COVID 19 teve um impacto relevante na economia brasileira, em especial nos valores de importação. Sendo assim, escolhemos comparar as médias do imposto sobre a importação no Paraná antes e depois do início da quarentena. Para isso, nos baseamos no banco de dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipeadata). Selecionamos o período de 08/2018 a 02/2020 como antes, e 03/2020 a 09/2021 como depois da quarentena, resultando em 38 observações ao todo. Para verificar a normalidade dos dados foi utilizado o teste Shapiro-Wilk. Pelo teste de Bartlett verificou-se que as variâncias dos dois grupos de dados são heterogêneas. Sendo assim, aplicou-se o teste t para variâncias heterogêneas, para comparar as médias dos grupos. Todos os testes foram aplicados ao nível de 5% de significância. Concluímos que de fato a média do imposto de importação aumentou significativamente depois do início da quarentena. A análise dos dados foi feita utilizando o software R, mas a intenção é apresentar essa análise na apostila do curso de forma simplificada e sem o recurso computacional por questões didáticas.