ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE RÁDIO COM ALUNOS DO 9° ANO: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO DE HISTÓRIA
Resumo
Esta comunicação aborda uma das atividades realizadas pelo subprojeto de História do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), edição de 2020. A proposta de elaborar um programa de rádio em parceria com o projeto de extensão universitária “A Peroba” surgiu em meio às possibilidades do ensino remoto emergencial. O tema escolhido, “Depois de três séculos de escravidão: o pós-abolição para a população afrodescendente", buscou estabelecer relações entre o tema geral do PIBID - Direitos Humanos - e o conteúdo do 9º ano. O pós-abolição tem se demonstrado um problema historiográfico de suma importância para a compreensão das relações entre escravidão, racialização e cidadania na sociedade brasileira. O objetivo principal do trabalho foi envolver os alunos na produção do conteúdo para o episódio, abrindo espaço para discussão, conscientização e estabelecimento de relações com a atualidade. Para instigar a curiosidade e o interesse dos alunos, foram realizadas pequenas exposições ao longo das aulas pelo Google Meet, abordando o tema de forma colaborativa, além de atividades on-line buscando motivar a problematização através de textos, imagens, músicas e notícias. Os alunos que participaram demonstraram interesse e compreensão das principais questões do tema. Suas percepções foram incluídas pelos participantes do PIBID no programa, transmitido pela Rádio UEL. Apesar da pouca participação dos alunos, a experiência foi positiva, pois permitiu que fosse desenvolvida uma reflexão sobre o pós-abolição com os discentes. Por fim, a experiência permitiu aos integrantes do PIBID ponderar sobre as dificuldades do ensino neste momento atípico da pandemia.