ENSINO COMO EXPERIMENTAÇÃO FILOSÓFICA
Resumo
A partir das vivências e experiências dos discentes inseridos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvidas por meio de atividades no modelo remoto emergencial, por conta das adversidades dos acontecimentos da Pandemia da Covid-19, apresentaremos aqui um relato de uma experimentação de conteúdo transversal que pode ser trabalhado no ensino de filosofia na Educação Básica. Nosso objetivo principal é abordar o processo de planejamento e execução do evento “Nas Transversais com a Filosofia”. Nesse sentido, o Pibid/UEL concebeu e realizou o referido evento, no qual foram abordadas as temáticas do “suicídio”, “literatura”, “ecologia” e “Filosofia Oriental” no intuito de aplicar o conceito de transversalidade enquanto um modo de mobilizar e englobar áreas do pensamento diversas no ensino de filosofia, partindo de suas respectivas especialidades para confluir num melhor aprendizado no âmbito da filosofia. A partir dessa experiência percebemos que os temas transversais potencializam o ensino de filosofia, motivando e despertando um público diverso para a reflexão filosófica, e, por outro lado, permitiu que vivenciássemos, ao mesmo tempo, a condição de receptores e transmissores de conhecimento, ambas fundamentais para a formação na docência em filosofia.