ENSINO COMO EXPERIMENTAÇÃO FILOSÓFICA

  • André Felipe Grecco Correa Universidade Estadual de Londrina
  • João Henrique Figueiredo Universidade Estadual de Londrina
  • João Marcos de Lima Rosa Universidade Estadual de Londrina
  • Nathan Wilian Moreira Universidade Estadual de Londrina
  • Vinicius Pedroza Morelato Universidade Estadual de Londrina
  • Carlos Alberto Albertuni Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Transversalidade, Ensino, Filosofia, Educação, Pibid

Resumo

A partir das vivências e experiências dos discentes inseridos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvidas por meio de atividades no modelo remoto emergencial, por conta das adversidades dos acontecimentos da Pandemia da Covid-19, apresentaremos aqui um relato de uma experimentação de conteúdo transversal que pode ser trabalhado no ensino de filosofia na Educação Básica. Nosso objetivo principal é abordar o processo de planejamento e execução do evento “Nas Transversais com a Filosofia”. Nesse sentido, o Pibid/UEL concebeu e realizou o referido evento, no qual foram abordadas as temáticas do “suicídio”, “literatura”, “ecologia” e “Filosofia Oriental” no intuito de aplicar o conceito de transversalidade enquanto um modo de mobilizar e englobar áreas do pensamento diversas no ensino de filosofia, partindo de suas respectivas especialidades para confluir num melhor aprendizado no âmbito da filosofia. A partir dessa experiência percebemos que os temas transversais potencializam o ensino de filosofia, motivando e despertando um público diverso para a reflexão filosófica, e, por outro lado, permitiu que vivenciássemos, ao mesmo tempo, a condição de receptores e transmissores de conhecimento, ambas fundamentais para a formação na docência em filosofia.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-12-15