ENSINO EM SEMIOLOGIA PULMONAR POR MEIO DE ATIVIDADES EM PRÁTICAS AMBULATORIAIS SUPERVISIONADAS
Resumo
Introdução: O ensino em semiologia pulmonar é de extrema importância para o aprendizado médico, uma vez que diversas afecções pulmonares se mostram prevalentes na população brasileira. O Grupo Pulmonare é um grupo de estudos da UEL, cujo foco está no desenvolvimento de atividades relacionadas à pneumologia. Nesse sentido, os alunos de medicina integrantes do grupo prestam assistência à comunidade por meio do atendimento ambulatorial de pacientes com queixas respiratórias encaminhados ao Ambulatório de Especialidades da Universidade Estadual de Londrina (AEHU/UEL). Objetivo: Proporcionar aos integrantes do Grupo maior conhecimento semiológico e aprimoramento da capacidade de raciocínio clínico, além de melhoria das habilidades de comunicação com pacientes. Metodologia: Os alunos prestam atendimento no ambulatório de pneumologia geral, localizado no AEHU/UEL, semanalmente às sextas-feiras, sendo os alunos do 3ª e 4º ano os responsáveis pelo atendimento do paciente e os alunos do 1º e 2º ano acompanham como forma de aprendizado. A prática é supervisionada por um docente, que discute os casos e aborda os principais pontos de cada atendimento. Além disso, a cada 15 dias, o grupo se reúne para aprender a teoria relacionada aos assuntos da pneumologia. Resultados: Observou-se que os alunos desenvolveram as habilidades semiológicas e desde estágios iniciais da faculdade passaram a interagir com o paciente de forma mais adequada, sabendo quais informações são necessárias para o diagnóstico e como se comunicar adequadamente. Considerações Finais: O ensino em semiologia pulmonar apresenta dificuldades intrínsecas, sendo proveitosa a aproximação dos discentes de maneira mais precoce possível, com melhoria do aprendizado médico.