ENSINO INFANTIL: METODOLOGIA, PRÁTICA E ANÁLISE

  • Pamela Sonoda Gomes Universidade Estadual de Londrina
  • Juliano Reis Siqueira Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Educação artística, Oficina, Pibid Artes Visuais

Resumo

Esta pesquisa trata-se de um trabalho vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Devido as exigências sanitárias as oficinas foram realizadas de forma remota, em horário extracurricular e quando necessário os pais atuaram como mediadores auxiliando nas atividades. Sabemos que a escola é a instituição responsável pelo desenvolvimento cognitivo da criança. Para Victor Lowenfeld, a afetividade e a vivência da criança na educação artística têm um papel essencial, pois envolve os sentimentos, a capacidade intelectual e o desenvolvimento físico. O objetivo deste trabalho foi desenvolver estes aspectos. O público-alvo desta pesquisa foram vinte crianças da educação infantil, de oito a onze anos de idade, da Escola Municipal Bartolomeu de Gusmão. A oficina desenvolveu práticas artísticas bidimensionais e tridimensionais. Para todos os alunos terem acesso aos materiais, foram elaborados kits para serem entregues aos estudantes. Considerando a análise da produção plástica das crianças os resultados foram positivos, visto que as crianças revelaram gostar das novas experiências envolvendo as práticas. Ademais, constatamos algumas dificuldades dos alunos, especialmente em expandir a criatividade. Por fim, depois de planejar e elaborar o material didático, organizar os kits, analisar os trabalhos e respostas dos alunos. Identificou-se a necessidade de adaptar algumas das metodologias antes empregadas. Observou-se também que a assimilação e compreensão do conteúdo de arte entre as crianças ocorreu de forma distinta. Ao final, foi realizado um feedback individual para apresentar ao aluno outras formas de desenvolver e/ou expandir a potência criativa dos seus trabalhos artísticos.

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Publicado
2021-12-15