FORMAÇÃO CONTINUADA NO ENSINO SUPERIOR: APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE ENSINO EM PESQUISA DO GRUPO DE ESTUDOS DE PRÁTICAS EM ENSINO (GEPE)

  • Jade França Teixeira de Almeida Universidade Estadual de Londrina
  • João Victor Begnini Simcic Universidade Estadual de Londrina
  • Ana Cristina Paes Leme Giffoni Cilião To Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Ensino superior, Formação docente, GEPE

Resumo

A formação do docente no ensino superior vai muito além do desenvolvimento do ensino, é atravessada por desafios, exige um constante repensar e refazer docente. Nesse contexto, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2011 cria o Grupo de Estudos de Práticas em Ensino (GEPE) que tem por finalidade desenvolver ações que possibilitem uma formação continuada dos professores da UEL. Além das atividades próprias do GEPE, o grupo é responsável pelo projeto de Pesquisa em Ensino, GEPE: reflexões e mobilizações acerca da formação continuada no ensino superior. Tal projeto caracteriza-se como sendo integrado, que contempla em todas as suas fases ou parte delas, ações conjuntas e inter-relacionadas nas áreas de Pesquisa/Ensino/Extensão, com ênfase no ensino. O objetivo geral do projeto é fomentar reflexões críticas sobre a formação de professores para o exercício da docência no ensino superior, proporcionando a compreensão da constituição da educação superior brasileira/latino-americana e as tendências contemporâneas. A proposta atual possui eixos de trabalho que visam atender às novas condições da prática docente, tendo como aporte teórico os autores progressistas educacionais brasileiros, que discutem didática e docência. A abordagem metodológica utilizada consiste em fases de pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa-ação. Para tanto, neste recorte apresentaremos as ações até aqui realizadas referentes à pesquisa bibliográfica, bem como a formulação e aplicação de pré-teste do questionário que visa mapear as demandas docentes como fase inicial da pesquisa-ação. Como resultado parcial foi possível um aprofundamento teórico dos autores propostos, sendo que a aplicação do pré-teste possibilitou a validação deste instrumento.

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Publicado
2021-12-16