FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA: A NECESSIDADE E A IMPORTÂNCIA DE UMA FORMAÇÃO INICIAL ADEQUADA
Resumo
A mudança constante no processo de formação profissional já vem a muito tempo sendo pauta de reflexões e discussões em nosso país. Por diferentes motivações, mudanças na legislação, reestruturações curriculares vem acontecendo nas últimas décadas. A Educação Física licenciatura tem sido um dos cursos afetados por essas modificações, inclusive pela Resolução 06/2018 (Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física) e a Resolução 02/2019 (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica). Durante a formação inicial o futuro professor desta disciplina adquiri os conhecimentos e o conjunto de saberes necessários para sua atuação como profissional docente. Segundo Ribeiro (2003) um professor de Educação Física consciente de sua ação docente é formado a partir de um conjunto de elementos que se referem tanto as políticas públicas, as próprias instituições, os projetos pedagógicos, o corpo docente, as teorias que subsidiam e norteiam as relações estabelecidas nesta formação. É preciso que as instituições formadoras, os professores e os estudantes encarem seu ensino de forma responsável, garantindo avanços na educação. Uma das formas que o futuro docente pode aproveitar melhor os seus estudos iniciais é vivenciar de maneira ativa as experiências possíveis que a universidade oferece. Se propor a participar de projetos de incentivo, como o PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - que possibilita ao estudante vivenciar o ambiente escolar de maneira mais próxima, aprendendo a interagir com os alunos, a avaliar e a criar atividades, entre diversas outras possibilidades pedagógicas.