GRUPO DE ESTUDOS EM BOVINOCULTURA LEITEIRA - GEBOL - UEL

  • Késsia Mariana do Nascimento Fonseca Universidade Estadual de Londrina
  • Lidia Laiana Nogueira de Paula Universidade Estadual de Londrina
  • Gabrieli Dutra Gonçalves Universidade Estadual de Londrina
  • Mariana Ribeiro Sato Universidade Estadual de Londrina
  • Odimari Pricila Prado Calixto Universidade Estadual de Londrina
  • Carolina Amália de Souza Dantas Muniz Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: bem estar animal, desafio, interação

Resumo

As atividades desenvolvidas pelo grupo GEBOL, constituem em reuniões quinzenais, onde são apresentadas palestras por alunos, professores e profissionais de empresas, além das publicações semanais na mídia social do grupo. No ano de 2021 foram publicados temas como: cruzamentos em bovinos leiteiros, bem estar animal, instalações, produtos e indústria do leite, manejo de vacas em lactação, estresse calórico, entre outros, denominados “infobols”. Além de pesquisar sobre o tema, o aluno também prepara a arte para a publicação na mídia social do grupo. Na mídia social do grupo, também foram publicados vídeos com receitas utilizando-se o leite como principal ingrediente. Foi realizado o IV SIMPÓSIO DE PRODUÇÃO LEITEIRA DA UEL, que acontece anualmente e é organizado pelos alunos e professores. O simpósio foi transmitido online e contou com quase 200 inscrições de vários estados brasileiros. Normalmente, o simpósio aborda bem estar animal, indústria e produção. Esse ano o foco foram as mudanças climáticas e a dificuldade em produzir leite em condições de estresse calórico, instalação compost barn e produção de queijos artesanais, contou com a participação como palestrantes, de pesquisadores de outras instituições de ensino e produtores. Desta forma, conclui-se que o GEBOL tem contribuído no desenvolvimento de atividades que estimulam o compartilhamento de informações da cadeia produtiva do leite, proporcionando aos graduandos da Universidade Estadual de Londrina a oportunidade de se desenvolverem tanto profissionalmente como pessoalmente, possibilitando assim novas competências.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-12-16