METODOLOGIA ATIVA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA A PARTIR DE MAPAS MENTAIS

  • Letícia Rodrigues da Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Willian Henrique de Deus Silva Universidade Estadual de Londrina
  • Mariana Aparecida Bologna Soares de Andr Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Metodologia ativa, Mapa mental, Ensino remoto

Resumo

O uso de metodologias ativas advém de alternativas para um ensino diversificado, mapas mentais buscam a esquematização de ideias e conceitos de um determinado assunto a partir de uma ideia central na qual irão se conectar às ideias e conceitos gerados mentalmente pelo discente, com o auxílio de cores e formas ocorre o beneficiamento de uma melhor compreensão do conteúdo. Diante o favorecimento dos mapas mentais e perante ao modelo educacional emergencial remoto, devido à pandemia da Covid-19, como uma forma de alteração do modelo tradicional expositivo, foi direcionado aos estudantes do 7° ano do ensino fundamental, pertencentes a um colégio de ensino fundamental, localizado na cidade de Londrina – PR, a realização de um mapa mental, como forma de revisão do conteúdo do filo equinodermata, foi proposto este modo de revisão pelo fato de o assunto contar com muitos conceitos. No momento inicial da aula, foi apresentado através de slides no aplicativo canva a definição de um mapa mental, visto que muitos estudantes não sabiam, com o auxílio de um modelo genérico foi evidenciado como o mapa mental é organizado e utilizado, posteriormente foi proposto aos discentes a confecção em conjunto através da plataforma Jamboard, de um mapa mental. Além disso, foram feitas perguntas ao longo da aula para relembrá-los do assunto estudado e colaborar para a organização dos mapas. Foram induzidos a colocarem as palavras chaves e os conceitos no Jamboard, os discentes apresentaram um comportamento positivo, tendo o objetivo da aula alcançado.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-12-17