O DESAFIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM ARTES VISUAIS NO ENSINO REMOTO
Resumo
Este trabalho aconteceu durante a pandemia do coronavírus em 2021, em meio ao ensino remoto. Durante nosso período de observação, percebemos as dificuldades enfrentadas na utilização dos materiais enviados pela SEED (Secretaria da Educação e do Esporte). Alguns destes problemas foram: ordem dos conteúdos, explicações vagas, falta de imagens e vídeos significativos e atividades não coerentes com a realidade dos alunos. Nos deparamos então com a urgência de rever e reorganizar o material. A reelaboração dos slides consistiu em: adicionar imagens e vídeos explicativos que se aproximam da linguagem dos alunos, melhoria da estética visual, organização dos conteúdos, propor atividades dentro da realidade do ensino remoto utilizando interfaces interativas. Esta experiência foi realizada pelos residentes pedagógicos do curso de Artes Visuais, da Universidade Estadual de Londrina, no Colégio Estadual Vicente Rijo, em Londrina, com turmas de 8° e 9° anos, em encontros semanais, com duração de 50 minutos via Meet. Com isso, conseguimos obter um melhor aproveitamento dos conteúdos, tornando-os mais claros e de interesse dos alunos. Consequentemente, houve um crescimento na participação nas aulas e nas atividades propostas. Em vista disso, houve a elaboração de um questionário, onde os alunos se mostraram satisfeitos. Portanto, os relatos de experiência apresentaram as dificuldades encontradas com o uso dos slides da SEED e os resultados positivos que tivemos ao reelaborar esses materiais e atividades. Assim, reafirmamos como nosso trabalho foi necessário neste período de pandemia e quanto os investimentos em educação, em especial na Residência Pedagógica, contribuíram com a nossa formação acadêmica.