O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: UMA EXPERIÊNCIA NO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – MATEMÁTICA – UEL

  • Nabila Iasbik Giroti Universidade Estadual de Londrina
  • Marília Meletti de Abreu Probst Universidade Estadual de Londrina
  • Regina Célia Guapo Pasquini Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Professor de matemática, álgebra, Residência Pedagógica

Resumo

O futuro professor de Matemática, em sua formação inicial, tem contato com o pensamento algébrico elementar e avançado, como é abordado por alguns teóricos que tratam do assunto, tais como Lins e Gimenez (1997), Blanton e Kaput (2008), Kaput (1994), Kieran (1992), Fiorentini et al (1993), Lajoie (2000). É necessário que esse pensamento tenha vínculo com sua futura prática profissional, deste modo, pretende-se relatar uma experiência obtida no Programa Residência Pedagógica – Matemática, da Universidade Estadual de Londrina. Mais especificamente, será abordado o modo como foi desenvolvido algumas atividades no Programa no âmbito do Núcleo determinado. Por meio do ensino remoto, foi desenvolvido aulas cujo objetivo foi revisar conteúdos de álgebra referentes à Prova do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) que seria realizada nas semanas seguintes. Nesta experiência foi possível observar algumas dificuldades que os estudantes possuem em relação à manipulação algébrica, para a solução das equações que surgiram no contexto dos problemas. O que motivou uma busca da compreensão sobre como futuros professores podem contribuir para que esse cenário seja modificado. Ou ainda, entender como, e de onde, surgem estas dificuldades, uma vez que estas dúvidas são citadas, de modo geral, em trabalhos de autores da Educação Matemática que oferecem uma produção científica capaz de sustentar estes estudos. Assim, dando continuidade à participação no Programa, pretende-se investir nestes estudos.

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Publicado
2021-12-17