O ENSINO DE GEOPOLÍTICA NO CONTEXTO DAS VACINAS DA COVID-19

  • Amanda Silva Miranda Universidade Estadual de Londrina
  • Kleber Matheus Barrozo Volpato Universidade Estadual de Londrina
  • Sandra Torino Chaves Universidade Estadual de Londrina
  • Patrícia Fernandes Paula-Shinobu Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Ensino híbrido, Geopolítica, Vacinas da Covid-19

Resumo

No contexto da pandemia do novo coronavírus e da chegada da vacinação aos adolescentes na cidade de Londrina- PR, utilizar o tema das vacinas da Covid-19 para abordar as questões geopolíticas atuais, colaborou não apenas para o ensino, mas para o incentivo à vacinação. O presente trabalho buscou discutir com os alunos do 9° Ano B do Colégio Estadual Profª Olympia Morais Tormenta, sobre as vacinas da Covid-19 e as notícias e fake news carregadas de interesses geopolíticos que surgiram nesse contexto. Com as limitações impostas pelas medidas restritivas de prevenção ao coronavírus, o trabalho foi realizado apenas de forma remota, via Google Meet. A aplicação deste projeto se deu em três momentos. No primeiro, a atividade foi apresentada e as perguntas e orientações de pesquisa foram passadas aos alunos. No segundo, os alunos trouxeram os resultados de suas pesquisas e apresentaram oralmente para os residentes, que acompanhavam por meio remoto. Após esse momento, os residentes agruparam todos os resultados trazidos pelos alunos em um Padlet e organizaram a discussão, que se deu no último momento do projeto, onde muito se conversou a respeito dos interesses geopolíticos por trás das divulgações de notícias falsas ou tendenciosas a respeito da produção e distribuição das vacinas da Covid-19. Os resultados foram satisfatórios, porém poderiam ser melhores com a aplicação totalmente presencial. Pudemos contribuir para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos na questão das relações e disputas geopolíticas existentes no globo, além disso, fomos capazes de conscientizar a respeito da segurança da vacinação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-12-17