O ENSINO REMOTO SOBRE AS CIDADES PEQUENAS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES AOS PROFESSORES NA ABORDAGEM DO TEMA
Resumo
Em situação de ensino presencial, os professores de Geografia já encontravam dificuldades na abordagem da temática sobre as cidades pequenas, devido à escassez de materiais didáticos. No contexto atual, no qual o ensino remoto mediado por ambientes virtuais tornou-se uma realidade, entendemos que estas dificuldades em trabalhar a temática aumentaram e se diversificaram, assim como podem ter surgido novas possibilidades para abordá-la. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é discutir alguns dos desafios e potencialidades que se apresentam ao professor de Geografia na abordagem do tema das cidades pequenas, principalmente neste período de ensino remoto. Para tanto, a metodologia empregada para o desenvolvimento desta pesquisa baseou-se em duas frentes: a interpretação do relato de experiência dos petianos que participaram recentemente de um minicurso a respeito da dinâmica das pequenas cidades, bem como a realização de uma entrevista com o mestrando Thiago Henrique De Abreu Santana, pesquisador da temática e responsável por lecionar o minicurso durante o seu estágio de docência, em uma integração entre Programa de Pós-Graduação e Programa de Educação Tutorial (PET) de Geografia da UEL. A partir dos resultados obtidos, tornou-se evidente que o tema cidades pequenas é significativamente negligenciado pelos livros didáticos atuais, que falham ao representar a diversidade do cenário urbano brasileiro. Conclui-se que, os professores de Geografia devem estar atentos às ferramentas e práticas pedagógicas que podem ser utilizadas em ambientes educacionais virtuais, a fim de tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e satisfatório.