O PRIMEIRO CONTATO DE JOVENS PROFESSORES COM A LICENCIATURA PRÁTICA, A NECESSIDADE DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Eduardo Felipe de Lima Evaristo Universidade Estadual de Londrina
  • Flávia Tomie Matsuo Universidade Estadual de Londrina
  • Adriana de Fátima Ferreira Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Residência pedagógica, formação de professores, ensino de Sociologia

Resumo

Somos residentes/bolsistas do Programa Residência Pedagógica (RP) do Curso de Ciência Sociais. Este Programa (RP) faz parte da Política Nacional de Formação de Professores, implementada e mantida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Orientados pela coordenadora Adriana F. Ferreira, realizamos, nas escolas, atividades que tem sido fundamentais para o aperfeiçoamento das habilidades docentes. A RP tem como objetivo principal, desenvolver ações de fortalecimento da formação de professores, através de estratégias de imersão nas escolas envolvidas. Foram várias as atividades desenvolvidas no âmbito da Residência Pedagógica-Ciências Sociais; entre elas, destacamos as reuniões com os preceptores, o acompanhamento semanal das aulas, a preparação e ministração de regências nas escolas e no curso de conteúdos preparatórios para o vestibular, organizado pela RP em parceria com a área de metodologia e prática de ensino do departamento de Ciências Sociais. É importante destacar que todas as atividades foram ministradas de forma remota, incluindo as regências. Ainda estamos desenvolvendo as atividades, mas, até aqui, é notável o fato de o programa ter sido uma ferramenta importante para um contato mais direto e objetivo com as questões práticas da licenciatura. As atividades de prática docente são significativamente enriquecidas com as vivências que o programa RP proporciona aos estagiários. Outro aspecto a se destacar é que para uma parte dos residentes, o programa foi o primeiro contato com a licenciatura fora do âmbito acadêmico, e factualmente sendo um contato mais prático.

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Publicado
2021-12-17