O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – MATEMÁTICA, EM TEMPOS DE PANDEMIA: RELATOS DE UMA PRÁTICA EM SALA DE AULA
Resumo
Realizar o Estágio Curricular Obrigatório na Licenciatura é fundamental para que possamos concluir o curso. Uma vez que, por meio da prática vivenciada nas aulas colocamos em prática os conhecimentos apreendidos durante todo o curso, sobre ser professor. Com a nossa participação no Residência Pedagógica, foi possível integrar este momento do curso às ações do Programa e, consequentemente, o objetivo deste trabalho é relatar esta experiência. Para isso, apresentaremos os resultados que obtivemos com a realização de uma oficina de Matemática, sobre Geometria Analítica, no contexto de Pandemia que vivemos. A oficina foi elaborada para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio, que já estavam com aulas de forma presencial, porém, permanecemos à distância. Por isso, foi necessário recorrermos a um modelo remoto, em que as aulas, bem como nossa interação, fossem realizadas via Google Meet. Utilizamos para o desenvolvimento das aulas tendências atuais da Educação Matemática: a Resolução de Problemas e a Investigação Matemática. Embora este modelo de aula, a princípio, tenha nos causado insegurança, durante, e ao final das aulas, percebemos que os resultados foram satisfatórios, já que tivemos uma boa participação dos alunos e a manifestação de relatos positivos sobre a oficina realizada, de modo geral. Conclusivamente, esta experiência nos mostrou a importância de buscarmos alternativas viáveis para o desenvolvimento do nosso trabalho em sala de aula, ainda que, enfrentando situações tão atípicas, como a atual em que vivemos, buscando realizá-las com planejamento e confiança em nossa formação.