PERSPECTIVAS ALUNO/PROFESSOR NO CONTEXTO EDUCACIONAL DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

  • Ana Luísa Giannella Campaner Universidade Estadual de Londrina
  • Luiggy Gabriel A. de Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Samuel Alves Carlos Universidade Estadual de Londrina
  • Camila Christiane Clivati Sodré Universidade Estadual de Londrina
  • Lilian Kemmer Chimentão Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: ensino remoto emergencial, papéis de professor/aluno, letramento digital, saúde mental e emocional

Resumo

Durante a pandemia, muitos professores e alunos sofreram grandes desafios para se adaptarem nesse novo modo de ensino-aprendizagem, um mundo digital pouco explorado quando se trata da educação brasileira. Com isso, buscamos refletir e analisar criticamente nossas próprias experiências, visões e conhecimentos adquiridos tanto enquanto discentes quanto como professores em formação do PIBID. Através da organização e análise de diários de regência, planos de aula e atividades elaboradas durante os anos de 2020 e 2021, pudemos observar enquanto professores, por exemplo, uma grande utilização de recursos digitais tais como ferramentas, sites e jogos, para promover um maior interesse e participação dos estudantes, entretanto, pudemos observar também que, os professores acabaram perdendo muito de seu tempo doméstico e de lazer para se aprimorarem constantemente no âmbito educacional online. Assim como os professores, os alunos também foram afetados durante este período, a falta de participação nas aulas devido a um ambiente pouco adequado ou adaptado para o estudo digital foi uma das maiores dificuldades, além disso pressão e cobrança acentuada dos mesmos acabou por contribuir para o começo ou agravamento do estresse, transtornos de ansiedade, entre outros. Portanto, chegamos à conclusão que a educação em contexto remoto proporcionou avanços quanto ao letramento digital de professores e alunos, muito embora a alto custo – prejuízos à saúde mental e emocional. Esperamos, com este trabalho, contribuir com mais um ponto de vista sobre as perspectivas e vivências durante a pandemia do COVID-19 de docentes e discentes, dando-lhes voz fora da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-12-17