PERSPECTIVAS INTERCULTURAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES INDÍGENAS
Resumo
Este relato de experiência descreve práticas de decolonialidade da Ciência aplicada ao ensino de Ciências da Natureza, direcionado aos estudantes indígenas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). A educadora desenvolve metodologias de ensino que articulam conhecimentos científicos a conhecimentos tradicionais indígenas, estes, de grande riqueza cultural e histórica e com grande relevância para o meio ambiente e bem-estar social. As aulas têm como objetivo interculturalizar os temas abordados no Ensino de Ciências da Natureza aos estudantes indígenas da UEL, com o intuito de reafirmar suas culturas e conhecimentos, bem como associá-los às abordagens e metodologias científicas. O trabalho é realizado no corrente ano, durante as aulas de Ciências da Natureza, ministradas no período noturno com duas aulas semanais, por meio da plataforma Google Meet. O Ciclo Intercultural de Iniciação Acadêmica para Estudantes Indígenas da UEL é uma modalidade especial de graduação, com duração de um ano, que visa o acolhimento e o fortalecimento da permanência dos estudantes indígenas ingressantes na UEL. É dividido em quatro eixos temáticos, quais sejam: Terra e identidade, Ciência e saúde, Cidadania e sustentabilidade e Cotidiano acadêmico. Em cada eixo, são ministradas aulas associadas a importantes temáticas indígenas condizentes ao eixo, com associações entre a ciências da natureza, o método científico e os conhecimentos indígenas. No eixo Terra e Identidade, exemplificadamente, foram explanadas abordagens científicas sobre: terra, água, ambiente, universo, conservação, identidade, na qual, em cada temática, também ocorreu a integração dos saberes indígenas, embasados em sua cultura, crenças, valores, espiritualidade e observações.