PRATICANDO SEMIOLOGIA E INICIANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO

  • Brendow Alberto Krambeck Universidade Estadual de Londrina
  • Beatriz Mulari Ribeiro Universidade Estadual de Londrina
  • Alcindo Cerci Neto Universidade Estadual de Londrina
  • Fátima Mitsie Chibana Soares Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: iniciação científica, asma, covid-19

Resumo

Introdução: A pesquisa científica constitui um dos pilares da comunidade acadêmica. Sabendo disso e tendo como base o contexto sanitário atual em que vivemos de pandemia pelo COVID-19, cabe ao meio científico a produção de referenciais teóricos para fomentar o conhecimento acerca desta doença e como ela age nas diferentes comorbidades, como por exemplo na asma, uma doença muito prevalente e que ainda carece de estudos relacionando ambas as patologias. Objetivo: Introduzir acadêmicos de medicina à iniciação científica. Metodologia: O trabalho, vinculado ao projeto de pesquisa em ensino consistiu, em um primeiro momento - novembro/2020, no desenvolvimento de um cronograma de atividades, seguido de pesquisa e leitura de bibliografias referentes ao tema, com posterior elaboração do projeto. Foi iniciado em março/2021 a análise de prontuários dos pacientes do Ambulatório de Especialidades - AEHU/UEL de forma que em novembro/2021, 235 prontuários haviam sido analisados e organizados em banco de dados. Resultados: Com a elaboração do banco de dados, foi desenvolvido um trabalho intitulado INCIDÊNCIA DE COVID-19 GRAVE EM PACIENTE COM ASMA GRAVE EM TRATAMENTO COM OMALIZUMABE, que foi aceito no 19º Congresso Paulista de Pneumologia e Tisiologia para apresentação em forma de pôster. Mantem-se o banco de dados ativo e atualizado para iniciação científica de futuros extensionistas. Considerações Finais: De forma a aumentar o arsenal científico acerca da relação entre asma e COVID-19, esperamos continuar contribuindo com a comunidade científica desenvolvendo artigos e divulgando dados, aumentando também o envolvimento discente no meio científico.

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Publicado
2021-12-17