PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NO CURSO DE FISIOTERAPIA
Resumo
A produção de vídeo como estratégia de ensino é uma possibilidade para os estudantes externalizarem suas ideias, seu pensamento crítico e criação coletiva. O objetivo foi descrever a utilização de vídeos no Programa de Formação Complementar no Ensino de Fisioterapia (PFCF). Participaram 16 docentes e 89 estudantes distribuídos em 14 grupos, 15 (1ª série), 41 (2ª série), 23 (3ª série) e 10 (4ª série). Inicialmente os docentes/tutores elaboraram casos clínicos e cada grupo selecionou um caso para discutir e identificar informações necessárias para o desenvolvimento dos mesmos. Os estudantes deveriam desafiar docentes das disciplinas básicas, profissionalizantes, profissionais da saúde, residentes entre outros, a responder as questões elaboradas pelo grupo, por meio de vídeos e/ou áudio de até um minuto; e elaborar e editar um vídeo de até 20 minutos. Foram produzidos 14 vídeos, os quais foram postados no classroom e avaliados, por meio de um formulário elaborado no google forms, por todos os participantes nos seguintes aspectos: integração de conteúdos das disciplinas do curso para o raciocínio clínico; compreensão e planejamento das ações fisioterapêuticas; integração entre os estudantes das séries do curso; possibilidade de atividade multi e interdisciplinar; contribuição no aprendizado e aprofundamento para busca por novos conhecimentos e desafios. As atividades foram desenvolvidas em reuniões virtuais, as quais possibilitaram uma nova abordagem pedagógica para melhorar as competências e aumentar a interatividade dos estudantes de Fisioterapia por meio da discussão de casos e produção de vídeos. Os vídeos produzidos poderão ser utilizados em aulas e disponibilizados para estudo individualizado.