RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

  • Iasmyn Felipe Villas Boas Universidade Estadual de Londrina
  • João Caetano Marcuz Universidade Estadual de Londrina
  • Leonardo Fernandes Tavares Universidade Estadual de Londrina
  • Raquel Rodrigues Casoti Universidade Estadual de Londrina
  • Natália Cenedesi Vicentim Bom Universidade Estadual de Londrina
  • Patricia de Oliveira Rosa-Silva Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: licenciatura, ensino médio, interação dialógica

Resumo

Este trabalho dá-se a partir da prática docente de graduandos da Residência Pedagógica (RP) nas turmas A e B do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Patrimônio Regina - Londrina/Paraná. A RP visa incentivar a formação profissional de estudantes de licenciatura durante os anos finais da graduação, promovendo o contato dos residentes com o ambiente escolar. Objetiva-se relatar a experiência dos residentes com a prática docente no contexto do ensino remoto/híbrido, vivenciada devido à pandemia da COVID-19. As aulas são ministradas em duplas, os planos de aula são montados em conjunto, tal qual as apresentações de slides. Semanalmente, cada dupla ministra duas aulas remotas via Google Meet, acompanhadas pela professora preceptora. Tirada de dúvidas, feedback e planejamento das aulas são feitos por reuniões semanais e pelo Whatsapp. O período de regência leva ao aprimoramento da didática e conduta dos residentes em sala de aula. Sendo assim, é compreendida a importância de determinar objetivos claros em uma aula, averiguar se estes foram alcançados, e adequar o método de ensino utilizado ao nível de exigência cognitiva dos estudantes. Com o tempo, percebe-se a importância da interação supervisora-preceptora-residente-estudante no processo de construção do conhecimento. No contexto remoto, a interação dialógica mostra-se mínima e, com isso, o processo de construção conjunta do conhecimento científico escolar pelos estudantes não ocorre de maneira tão efetiva quanto no ensino presencial. Ainda assim, o programa permite o aprofundamento das habilidades didáticas do professor residente, levando-o a uma prática docente mais fluida.

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Publicado
2021-12-17