RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID: REALIZAÇÃO DE BRINCADEIRAS DE MOVIMENTO CORPORAL PARA DESENVOLVER A COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA
Resumo
Com o retorno gradativo às aulas presenciais, surgiram novas demandas e possibilidades de intervenções realizadas pelos participantes do PIBID. Este relato de experiências apresenta quatro intervenções realizadas por meio da plataforma Google Meet, com uma turma de último ano pré-escolar, P5. O objetivo é o desenvolvimento da coordenação motora ampla, considerando a percepção das professoras de que a resistência física das crianças havia diminuído durante o período pandêmico, ao brincar elas ficam ofegantes e cansadas mais rapidamente. As intervenções ocorreram às quintas-feiras, à tarde, durante trinta minutos, com apresentação de duas brincadeiras lúdicas e interativas. As recepções das crianças foram sempre muito calorosas, com gritos, pulos e ao final era reservado um tempo para que dissessem suas percepções ou algo que gostariam de contar. A primeira intervenção foi realizada com as brincadeiras morto-vivo e careca cabeludo. Na segunda semana, a intervenção foi a brincadeira com a dinâmica em bambolês e a música “Um homem bateu em minha porta”, em que as crianças deveriam seguir os comandos da música. Na terceira semana, a intervenção foi a música “Tchutchuê”, o intuito foi incentivar a coordenação motora e os movimentos corporais das crianças. Mesmo de modo remoto, a interventora dançou junto com as crianças. Na quarta semana, foi a brincadeira “Concurso das poses'', ao final das brincadeiras elas disseram que gostaram muito. Infelizmente, a estrutura da internet na escola prejudica o trabalho, faltam políticas públicas efetivas, apesar de estarmos há quase dois anos no período pandêmico.