RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA MATÉRIA DE BIOLOGIA
Resumo
Relatar a experiência individual no programa Residência Pedagógica demonstra a sua importância na formação de novos professores, em como obter o crescimento pessoal e profissional, o desenvolvimento da didática, por exemplo, e a relação professor/a e estudante. As aulas são ministradas ao Colégio Estadual do Patrimônio Regina, Londrina/PR, às turmas do terceiro ano do Ensino Médio, na disciplina de Biologia. Os residentes, juntos à preceptora e à orientadora do programa, reúnem-se semanalmente para discutir a programação recorrente. As aulas são expositivas-dialogadas, com duração de aproximadamente 45 minutos, e ocorrem semanalmente via Google Meet. Há elaboração de slides, plano de aula detalhado e atividade de revisão. Como os objetivos das aulas devem ser alcançados, no começo da aula é realizada uma breve explicação do conteúdo anterior, e depois o assunto é iniciado, com pausas para saber se há dúvidas dos estudantes, e se não houver, é dada continuidade. Como a busca pela interação e compreensão por parte dos estudantes é prioridade, são utilizadas diferentes estratégias como a mostra de vídeos e atividades pelo Google Jamboard. O programa de Residência Pedagógica tem contribuído bastante no processo de formação profissional de cada residente. O programa permite maior engajamento com a realidade interna da escola, e mostra dificuldades que os professores enfrentam para desenvolver uma boa aula para seus estudantes, o que é ainda mais difícil com o ensino remoto. A experiência obtida garante maior preparo para a realidade da sala de aula como professor/a, visando um ensino de qualidade.