RELATO DE UMA AULA SOBRE PANC´S PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II

  • Isadora Valentina Portela Mendes Universidade Estadual de Londrina
  • Nicoly Fonsesa da Costa Universidade Estadual de Londrina
  • Rodrigo Pessoa Universidade Estadual de Londrina
  • Mariana A. Bologna Soares de Andrade Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Ensino de Ciências, PANC´S, reino vegetal

Resumo

No Ensino de Ciências, dentro do tema reino vegetal, observa-se pouca utilização de materiais didáticos com potencial significativo capazes de auxiliar na aprendizagem de temas mais complexos. Ainda há predominância dentro dos conteúdos de botânica da aplicação dos conceitos de forma descontextualizadas e memoristica, tornando as aulas desinteressantes. Desta forma, o presente trabalho apresenta o desenvolvimento de uma aula interativa, que ocorreu de forma remota devido a pandemia do covid-19 para 6º e 7º anos, integrando os conhecimentos dentro do reino vegetal, abordando os conceitos de Plantas Alimentícias não Convencionais- PANC´S (por exemplo ora-pro-nobis, bertalha, taioba). A aula abordou, de forma dialogada, a importância econômica e os benefícios das PANC´S, passeios virtuais para identificação e receitas culinárias, com o objetivo de despertar o interesse nos alunos da importância desse grupo de vegetais, haja visto a resistência de alguns alunos do ensino fundamental em estudar o reino vegetal. Foi aplicado duas atividades, um quizz online e a busca de receitas culinárias por parte dos alunos como tarefa, para a compreensão do conteúdo, onde escolhiam a PANC que mais tinham gostado e buscavam uma receita com essa planta. Em conclusão, a abordagem das PANC´S no ensino de ciências é um tema pouco explorado, mas que pode ser utilizado para contextualização dos conceitos, além da apresentação de plantas nativas que são pouco conhecidas e importantes para o cotidiano dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-12-20