RESULTADOS PRELIMINARES DA MONITORIA ESPECIALIZADA DO NAC/UEL PARA ESTUDANTES PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

  • Jessica Moura Ferreira Universidade Estadual de Londrina
  • Paula Eduarda Carloto Peralta Universidade Estadual de Londrina
  • Poliana Fernandes Mesquita Sanches Universidade Estadual de Londrina
  • Karen Ribeiro Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: monitoria, ensino superior, público alvo da educação especial

Resumo

O ingresso de estudantes público-alvo da Educação Especial no ensino superior exige mudanças na universidade para garantir seu direito à educação. Serviços como monitoria em acessibilidade proporcionam benefícios pessoais, acadêmicos e profissionais para monitorando e monitor, promovendo ao primeiro a permanência na universidade e, ao segundo, o aprofundamento teórico-prático em Educação Especial/Inclusão. O objetivo deste trabalho é apresentar e descrever as atividades realizadas pelo projeto de pesquisa em ensino de Monitoria Especializada implementado pelo Núcleo de Acessibilidade (NAC) da UEL, que capacita monitores e monitoras entre graduandos de Psicologia e Pedagogia e oferta monitoria em Educação Especial aos estudantes de graduação e pós-graduação com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação acompanhados pelo NAC. O projeto teve início em agosto de 2021, havendo até o momento cinco monitoras (uma estagiária), supervisionadas semanalmente por duas professoras e pela coordenadora do NAC. Os acompanhamentos de cinco monitorandos e uma monitoranda são realizados em duplas em encontros semanais ou quinzenais. Foram realizadas atividades relacionadas aos estudos; comunicação com professores/colegas; normas, espaços e serviços da universidade; noções básicas da organização da universidade e disciplinas; particularidades do ensino remoto para aprendizagem, entre outras. Espera-se que os monitorandos e monitorandas adquiram maior conhecimento sobre a organização e funcionamento do curso e da universidade, desenvolvam autoconhecimento sobre seu processo de aprendizagem e hábitos de estudo, bem como uma comunicação assertiva com os professores e colegas de turma de forma autônoma e tomando iniciativas para resolução de problemas acadêmicos e outras demandas que venham a surgir.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-12-20