RETORNO HÍBRIDO NO CURSO DE FISIOTERAPIA DA UEL: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
Introdução: A Pandemia do COVID-19 impôs desafios aos cursos de graduação, como aulas remotas e metodologias ativas, e no curso de Fisioterapia da UEL o do retorno precoce às aulas práticas para os estudantes que entrariam no estágio. Objetivo: Apresentar a metodologia do curso de Fisioterapia para o retorno presencial de aulas práticas. Metodologia: O Colegiado do Curso de Fisioterapia analisou as disciplinas essenciais para retorno de práticas; tamanho, equipamentos dos laboratórios de ensino; número de estudantes matriculados na terceira e segunda séries, assim como distribuição dos horários. A matriz curricular do retorno presencial das aulas práticas foi aprovada no Colegiado do curso, no Departamento de Fisioterapia e no Conselho do Centro de Ciências da Saúde. Foi realizada reunião remota com estudantes, que assinaram o termo para o retorno presencial. Resultados: Foram utilizados dois laboratórios de ensino e duas salas de aula adaptadas, sendo estabelecido um limite de área suja e limpa para que os estudantes não entrassem com os sapatos. Foram disponibilizados face shields e álcool 70% e todos os estudantes usavam máscaras adequadamente. Os estudantes foram distribuídos em quatro turmas de até 15 pessoas de acordo com a convivência entre eles, sendo orientados a manter distância de dois metros entre si ou entre as duplas. O Colegiado acompanhou individualmente os estudantes, sendo que os com sintomas gripais assistiam as aulas remotas. Conclusões: O retorno das aulas práticas presenciais foi organizado adequadamente, sendo fundamental para o aprendizado e para a manutenção do interesse dos estudantes no curso de Fisioterapia.