STORYTELLING SOBRE A BARRAGEM DE MARIANA-MG PARA ELABORAÇÃO DO PENSAMENTO CRÍTICO

  • Laura Mantelatto Universidade Estadual de Londrina
  • Maria Eduarda Neves Universidade Estadual de Londrina
  • Mariana Aparecida Bologna Soares de Andr Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Barragem, Interdisciplinar, Storytelling

Resumo

O rompimento da Barragem em Mariana-MG, ocorreu no ano de 2015 e até os dias atuais deixa marcas ambientais, o tema é de grande importância e permite uma abordagem interdisciplinar, pois é um reflexo de uma atividade econômica de grande impacto que se tornou um crime ambiental e assim, proporciona diversas reflexões sobre a relação homem-ambiente, promovendo o pensamento crítico e analítico de informações referentes a acontecimentos nacionais. O objetivo da aula foi contextualizar a geografia de Minas Gerais, exploração mineral, funcionamento de barragens e impactos ambientais, além disso, a atividade de storytelling fornece momentos de questionamento e debate com os alunos, instigando o pensamento crítico e argumentativo. A metodologia utilizada foi o storytelling, uma narrativa sobre os eventos que ocasionaram o rompimento da barragem e suas sequelas por meio de slides na plataforma Canva e o quadro interativo, Jamboard, no qual os discentes colocaram o que alcançaram sobre o conteúdo, por meio de desenhos e textos. A atividade proposta no Jamboard trouxe uma maior interação dos alunos, que realizaram desenhos sobre situações problemas mostrados em sala. É de extrema relevância a abordagem e contextualização de acontecimentos importantes que promovem informações sobre política, economia e demais assuntos que são pouco abordados em ensino pois ao associar esses conceitos a temáticas educacionais cria-se uma aproximação do aluno com o assunto, e permite a elaboração de opiniões sobre o ocorrido, desenvolvendo habilidades que vão muito além do ensino expositivo.

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Publicado
2021-12-20