TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO EM UMA REDE DE INTEGRAÇÃO
Resumo
Vivemos na era da mobilidade tecnológica, a qual reconfigura constantemente noções de tempo e espaço, além de alterar as formas de interação humana. Com base no atual cenário de pandemia do vírus SARS-CoV-2, onde os meios tecnológicos tornaram-se indispensáveis, este estudo teve por objetivo investigar o reflexo do uso das tecnologias no ensino da matemática, refletindo sobre as vantagens e desvantagens que elas proporcionam no processo de ensino, analisando os possíveis impasses que os professores de matemática encontram para tais inserções, além de inter-relacionar tecnologia e educação e discutir sobre como as desigualdades sociais repercutiram no ensino remoto. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa pautado na pesquisa teórica sobre o recurso à essas tecnologias nas aulas de matemática. A investigação contou com um levantamento de dados realizado por meio de um questionário estruturado no Google Forms. Os dados obtidos foram analisados e comparados para aferir qualitativamente em que aspectos as aulas remotas, com o auxílio dos meios tecnológicos, conseguiram alcançar seus objetivos. Concluiu-se por meio desse estudo que o uso de tais tecnologias não é eficaz para resolver os problemas naturais do processo de ensino-aprendizagem, elas possuem suas vantagens e desvantagens, como a possibilidade de reassistir as aulas por meio das gravações disponibilizadas e a maior exaustão física pelo tempo que alunos e professores ficam expostos à tela do computador. Entretanto, é de grande importância que os docentes as integrem em suas aulas, podendo estas contribuírem significativamente no aprendizado dos alunos, ressaltando que isso demanda tempo, investimento e dedicação.